• Lincon Beraldo

Como usar o social selling em cada etapa da jornada de compra nas vendas por WhatsApp


Foto: Anete Lusina / Pexels


Já conversamos aqui no blog sobre o social selling. O social selling é a tendência de vendas do ano segundo a Forbes. Na pandemia, as redes sociais se tornaram estratégicas para o setor de vendas. Empresas têm usado o WhatsApp para impulsionar os negócios no período de quarentena. Em abril do ano passado, o WhatsApp já era responsável por 20% das transações da Via Varejo.


Também te explicamos neste post como funciona a jornada de compra. A jornada de compra é o processo que o cliente percorre até fechar negócio. A jornada de compra é dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; e decisão de compra.


O social selling é uma estratégia que pode ser utilizada em cada etapa da jornada de compra. A combinação de social selling e jornada de compras vai bombar as suas vendas por WhatsApp.


Como alinhar social selling e jornada de compras:

Para explicar como alinhar social selling e jornada de compras, vamos renomear as etapas da jornada de acordo com o perfil que o cliente ou a sua empresa assumem em cada uma delas. As etapas seriam nomeadas como: desconhecido, lead, oportunidade e cliente.


O potencial cliente é desconhecido quando está na etapa de aprendizado e descoberta. O lead é o cliente que já possui reconhecimento do problema. A fase da consideração da solução é quando o lead torna-se uma oportunidade. O sucesso da decisão de compra é a conversão do lead em cliente.


1. Desconhecido


Esta etapa fala dos papéis que assumem o potencial cliente e a sua empresa. O seu negócio é desconhecido se não está nas redes sociais. Você precisa estar online para atrair os potenciais clientes que ainda desconhecem os problemas e necessidades que possuem. Use diferentes redes sociais para isso. O WhatsApp é um aliado para outras etapas do social selling.


2. Lead


Depois que o cliente já conhece o problema e o seu produto, ele pode tornar-se um lead. Conteúdo de qualidade é a tática de social selling certeira para essa etapa da jornada de compra. É o momento de apostar na reputação.


Você precisa se posicionar nas redes sociais como especialista, ser referência no segmento. É importante também ter um rosto associado a sua marca. As pessoas se conectam com pessoas, por isso, mostre o lado humano da sua empresa.


Use o WhatsApp Status para produzir conteúdo sobre as funcionalidades e possibilidade do seu produto ou serviço.


3. Oportunidade


O lead é uma oportunidade quando considera o seu produto ou serviço entre as opções de compra. As estratégias de social selling apostam que a reputação e o conteúdo vão fazer a sua empresa se destacar no segmento. Nesse momento da jornada de compra, sugerimos que você utilize a prova social.


4. Cliente


O cliente já decidiu fechar negócio com você. Agora, é o momento de apostar no pós-venda para fidelizá-lo. Uma boa estratégia de social selling no pós-venda é criar um grupo no WhatsApp. Ali, você pode compartilhar ofertas exclusivas para clientes. Neste post, você pode ver mais dicas para um pós-venda eficiente no WhatsApp. Neste link, explicamos como usar grupos de WhatsApp para vender mais.


Que tal conhecer outras funcionalidades do WhatsApp que vão alavancar as suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

12 visualizações0 comentário