• Lincon Beraldo

Como melhorar a experiência do cliente

“Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar.”


Essa frase célebre de Sam Walton é perfeita para exemplificar a importância da qualidade da experiência do cliente.


De acordo com um levantamento feito pela Hubspot, mais de 53% dos entrevistados afirmam que deixam de seguir ou comprar de qualquer empresa quando passam por uma péssima experiência de compra.


Você com certeza não quer passar por esse aperto, não é verdade?


Neste artigo, você vai aprender como melhorar esse processo, que serve de base para todas as outras estruturas de uma empresa.


Não importa o tamanho do seu negócio: pode ser apenas você, um computador e alguns produtos à venda.


Ou então, uma multinacional com diversas filiais e centenas de funcionários.


Em qualquer tipo de empresa que oferece produtos e serviços, você deve investir massivamente na experiência do cliente.


Nos negócios que vendem pela internet, isto tem o papel de nutrir o bom funcionamento da empresa.


Veja, agora, quais são os pontos fundamentais para você ter clientes satisfeitos e sua empresa sempre ser lucrativa.





O que é experiência do cliente?


Aqui no blog você já aprendeu como melhorar o relacionamento com cliente.


E agora, vou te ensinar como funciona a estrutura interna de uma loja virtual para oferecer serviços além da comunicação com os consumidores.


Para começar, é importante estabelecermos as diferenças entre relacionamento com o cliente e experiência do cliente.


O primeiro é focado na manutenção da comunicação final com o público, enquanto o segundo tem como objetivo organizar a jornada do cliente desde seu primeiro contato até a fidelização, passando por diversos setores da empresa.


Podemos usar como sinônimo de relacionamento com o cliente: atendimento, auxílio, ajuda, apoio, suporte, assistência, serviço, acolhimento e recebimento.


Enquanto isso, a experiência do cliente é focada na satisfação do consumidor com a sua empresa.


Ela se baseia no conceito de jornada do comprador e leva em conta as percepções dele em relação a tudo que envolve a sua empresa.


Neste caso, os sinônimos de experiência do cliente são: parecer, pensamento, apreciação, consideração, afirmação e percepção.



Jornada do cliente


A experiência de quem compra de você exige um processo bem definido de uma jornada, que o consumidor deve traçar ao longo da sua relação com uma empresa.


Essa jornada é um conceito usado para definir o passo a passo do que o público irá experimentar com você, desde o primeiro contato até a tão sonhada fidelização.


As principais etapas da jornada são:


  • aprendizado e descoberta;

  • reconhecimento do problema;

  • consideração da solução e decisão de compra.



No aprendizado e descoberta, você precisa oferecer informações básicas para os clientes conhecerem a sua empresa e se interessarem pelos produtos e/ou serviços.


Nas empresas online, isso é feito através de anúncios e demais mídias pagas.


Logo, os clientes vão conhecer a sua empresa por meio de pesquisas relacionadas no Google, rolando o feed no Instagram ou no Facebook, por exemplo.


O reconhecimento do problema acontece quando o cliente entende que a sua empresa vai lhe garantir soluções assertivas para melhorar um aspecto da vida que não estava bem.


Para isso, é preciso encontrar um ponto de dor e sanar um desconforto do seu cliente.


Assim, ele vai saber que você tem todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo. Nesta etapa, entra a consideração da solução.


A última etapa da jornada de compra é quando o cliente deixa de lado as dúvidas e investe de verdade na sua empresa ou produto.


O que fazer para melhorar a experiência do cliente?


Você deve primeiro motivar a sua equipe para que todos tenham vontade de oferecer os melhores serviços, atendimentos e produtos ao público.


Para isso, invista em capacitação, bonificação e programas de incentivo à união e proatividade de todo o corpo de funcionário.


Além disso, você precisa entender o mercado consumidor para definir corretamente as estratégias e campanhas.


Quando você compreende o que os clientes gostam e o que eles não gostam, fica imensamente mais fácil entregar resultados assertivos.



Uso de métricas de venda e análise de dados


Outro ponto importante da experiência do cliente é a inovação tecnológica.


Quando pensamos em e-commerces, é fundamental que os clientes encontrem plataformas de compra e atendimento que tenham layout bonito, sejam de fácil acesso e simples de entender.


Assim como as formas de pagamento devem satisfazer as necessidades do público.


Por isso, sempre baseie suas estratégias e ações em dados (data driven) dos seus clientes, se deseja ampliar a experiência deles.


Nunca se esqueça de utilizar sempre seu sistema CRM, incentivando todos que trabalham diretamente com seus clientes a registrar tudo o que eles relatam sobre sua experiência na ferramenta.


Você deseja ver a sua empresa faturando e os clientes satisfeitos, falando bem dos seus produtos e voltando a comprar?


Então aproveito e faço meu convite aqui para você conhecer o Método 50 em 5, que acelera em tempo recorde a evolução do seu time comercial, ampliando suas estratégias e trazendo mais clientes para seu negócio.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo