• Amanda Alves

Playbook de vendas: aprenda a criar o seu!






Você já sabe o que é um playbook de vendas? Ou até mesmo, para quê serve um desses?


Caso ainda não saiba então vem comigo no post de hoje que eu vou destrinchar, detalhe por detalhe, o que é um desses e porque a sua empresa deve tê-lo dentro do processo comercial.


Bora lá?


O que é um playbook de vendas.


Como o próprio nome já diz, o playbook é um manual: ele vai nortear muito do que a sua operação comercial colocará em prática.


Imagine como se fosse um passo a passo para o sucesso (vender mais). Nele, temos todas as descrições para que o time de vendas opere com sucesso.


A jornada de compra, o perfil ideal do cliente, divisões entre as operações da equipe e os indicadores mais importantes. Todos esses são bons exemplos do que um playbook de excelência contém.


Por que um playbook de vendas é importante?


Eu não sei se você gosta de esportes americanos como basquete e futebol americano, mas por lá o playbook é uma das partes mais estudadas por todos os atletas.


Sabe por quê? Porque isso mantém um padrão na forma de jogo dessas equipe, tendo todos bem alinhados com a equipe e com a missão.


E bem, trazendo isso para as empresas...


Além de manter um padrão de atendimento e negociação, o playbook facilita diversos processos dentro da própria empresa.


Imagine que você acabou de contratar um novo funcionário, o quão difícil seria a adaptação dele até pegar o ritmo do resto da equipe?


Com o playbook basta estudar e pronto, esse colaborador já estará alinhado com a forma como as vendas são feitas dentro da empresa, economizando tempo e energia.


Além disso, o playbook influencia diretamente na cultura da empresa. Todo mundo (seja vendedor ou não) ao estudar e aplicar o playbook acaba sendo impactado com as missões, desejos e valores que a companhia prega. E isso é essencial para o sucesso, eu não preciso nem relembrar.


Toda as as forças movendo para uma mesma direção cria uma corrente mais forte!



Como montar o meu playbook?


Essa não é uma tarefa fácil, ok?


Até porque, pense aqui comigo: se fosse fácil mapear tudo do negócio, qualquer empresa venderia muito e não deixaria nenhum cliente em cima do muro, não teríamos empresas fechando as portas.


E nós sabemos que isso não acontece, não é tão fácil assim vender.


Para montar um playbook de verdade é preciso conhecimento de mercado, conhecimento da empresa, técnicas e estratégias de vendas e, principalmente, o mais importante:


Conhecer detalhadamente o seu cliente final.


Com todas essas informações na ponta do lápis é possível montar o seu playbook da melhor forma possível e melhorar todo o desempenho do seu time de vendas. Operação comercial em dia, colaboradores alinhados e vendas à todo vapor!


Precisa de ajuda para montar o playbook de vendas do seu negócio? Entre em contato conosco da LB Company que eu e minha equipe estamos aqui, prontos para atender e ajudar você, e o seu negócio, a venderem cada vez mais!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo