• Lincon Beraldo

Do pessoal ao profissional: como o WhatsApp pode te ajudar a alavancar suas vendas

Que o WhatsApp é a principal rede de comunicação, todos já sabemos, afinal, a ferramenta está presente no nosso dia a dia, e se torna cada vez maior e recorrente no nosso cotidiano.


Então, porque não incorporá-lo no seu processo de venda e aproveitar dos benefícios que o WhatsApp pode trazer?


Afinal, não importa o que você venda, o seu cliente está no WhatsApp.


Por isso, é importante ter estratégias que te aproximem dos seus Leads e abra portas para você.


Para facilitar, vou te dar algumas dicas para adaptar a ferramenta ao seu processo comercial, obtendo cada vez mais resultados positivos.





Incluindo o WhatsApp no seu Atendimento


Para começar, faça do WhatsApp um dos canais de comunicação.


Se você tem um time de vendas, provavelmente eles já utilizam de ligações e e-mail para captar leads.


Neste momento, incluir a ferramenta permite uma maior abrangência e interação com o seu cliente.


A plataforma ainda é uma grande facilitadora no alcance deste cliente, já que permite fazer um Follow Up mais rápido, enviar fotos e arquivos de apresentação do seu produto/serviço, confirmar agendamentos, além de otimizar o tempo do seu time de vendas.


É importante lembrar que sempre é mais fácil fidelizar um cliente, que conquistar um novo.


E nisso, o WhatsApp será o seu melhor amigo!


Nos momentos de fechamento e pós-venda, a plataforma permite que você ajuste todos os trâmites para a contratação, e crie continuidade para as próximas etapas.


Uma das funcionalidades do WhatsApp é permitir que o tempo seja otimizado, tanto para o vendedor que pode tocar outras negociações simultaneamente, quanto para o cliente que não fica sem o devido atendimento, e sem o tempo que, por vezes, é utilizado em ligações ou em retornos de e-mails.



Integração do WhatsApp com sistema CRM


Para obter melhores resultados ao utilizar o app, existem alguns facilitadores, e um deles é integrar o CRM ao WhatsApp, uma prática fundamental para ter controle sobre as negociações, acompanhar métricas e fazê-lo funcionar como um canal de vendas eficiente.


Se todo seu controle é feito via sistema CRM, a plataforma não pode estar de fora, e do contrário, será apenas mais trabalho para gerenciar a operação.


Outro ponto importante no gerenciamento da ferramenta é a análise dos resultados e avaliação de ganhos que a mesma trouxe para a sua operação.


É fundamental que você analise o tempo utilizado nas negociações, seja para o primeiro contato com o cliente, ou até mesmo a média de tempo para obter respostas.


Além disso, para saber se o WhatsApp será permanentemente um canal de vendas, é necessário saber da duração da negociação, do ciclo completo, e de cada uma das etapas.


Com isso, você poderá ter métricas em relação à produtividade do seu time de vendas, e saber se, realmente, a plataforma cabe dentro do seu negócio.


Com maior velocidade, a equipe pode atender mais clientes e fechar mais vendas, gerar mais oportunidades de contratos, entre outros.


Mas nada disso funciona sem um time alinhado.


Incentive seu Time de Vendas para o Atendimento via WhatsApp


Todo canal de comunicação para as vendas precisa ser compreendido por quem opera.


Assim como em uma ligação ou e-mail, quanto maior a prática, melhores serão os resultados.


Treine seus vendedores, desenvolva um script de conversa, use as técnicas de Role Play e obtenha respostas cada vez mais positivas.


Se você alinhar e gerenciar com inteligência essa plataforma, provavelmente o WhatsApp será seu principal aliado, e daqui pra frente, é só benefício para o seu negócio.


Quer saber como usar o WhatsApp para alavancar a sua empresa? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo