• Lincon Beraldo

Por que alguns vendedores vendem mais?

Atualizado: 24 de abr.

Tem algum vendedor que você conhece e que sempre está à frente dos outros da equipe?


Ou aquela pessoa que sempre consegue o cliente perfeito, e bate suas metas muito mais rápido?


Bem, de uma coisa você pode ter certeza: existem algumas coisas que estes bons vendedores fazem no seu dia a dia, que os diferenciam dos amadores.


E pode ter certeza que, algumas dessas habilidades ou características, você também pode aprender e desenvolver em sua rotina.


Listei aqui neste artigo 5 coisas que fazem com que vendedores de alta excelência tenham em comum, e o que você pode aprender com elas.


Vamos lá?





#1 Possuem bom relacionamento com pessoas do meio


Vamos lembrar um ponto muito importante sobre vendas, que a maioria ainda ignora.


As pessoas compram e fazem negócios com quem elas confiam!


Ou seja, o trabalho do vendedor vai muito além de apenas oferecer uma solução para os problemas e dores dos outros.


Ele precisa trabalhar para ganhar a confiança do seu cliente, e ter certeza de que seu produto ou serviço é o ideal para ele.


E é justamente por esse motivo que muitos vendedores que estão a anos atuando em um mercado ou nicho sempre se destacam.


Durante todo esse tempo, eles desenvolveram relacionamentos com várias clientes, que os indicavam para amigos ou familiares sempre que podiam.


O marketing boca-a-boca sempre será a melhor maneira de você promover sua solução, e isso só se consegue por focar em criar bons relacionamentos com quem compra da sua empresa.


É por isso que muitas empresas estão investindo pesado em Inbound Marketing, que tem justamente essa finalidade.



#2 Conhecem muito bem a solução que estão vendendo


Responda uma coisa para mim: você compraria algo se o vendedor não soubesse te explicar como aquele produto ou serviço irá resolver seu problema?


Da mesma forma, muitos que conseguem ter ótimos resultados em vendas possuem um conhecimento muito grande sobre a solução que oferecem.


Isso inclui todos os termos técnicos, principais características do produto e quais os benefícios que eles proporcionam ao cliente.


E falando nisso, eles possuem essa grande vantagem frente a outros vendedores inexperientes.


Por conhecerem muito bem a solução que oferecem para as pessoas, eles sabem qual o tipo de pessoa enxergará ou não valor nela.


Nesse caso, eles podem identificar isso logo no início da negociação, com perguntas que os ajudam a entender se a pessoa é qualificada para continuar a conversa.


Assim, eles perdem menos tempo com clientes que não possuem fit para o negócio, e dedicam mais esforço em negociar com aqueles que, de fato, irão se beneficiar da oferta.


#3 Mantém uma rotina básica de trabalho bem feita


Assim como todo brasileiro, eu também sempre coloco “feijão com arroz” no prato todas as vezes que vou almoçar.


E você sabe que isso é o “básico” do dia a dia, não é?


Agora, me diga uma coisa: você confiaria em uma pessoa que se diz chef de cozinha, faz pratos ultra requintados, mas não sabe fazer o “feijão com arroz”?


Antes que você comece a ficar com fome (principalmente se estiver lendo isso perto da hora do almoço), o que eu quero dizer é que um vendedor que se destaca, às vezes não é aquele que sabe todas as técnicas e métodos de vendas campeões.


Ele simplesmente segue uma rotina de vendas todos os dias, desde a atividade mais simples como registrar suas conversas no sistema CRM, bem como ajudar no planejamento estratégico de um processo comercial.


Não existe fórmula mágica ou atalho quando se fala em trabalhar com constância na área de vendas.


Siga o processo, monte e mantenha uma rotina de trabalho obedecendo cada etapa do processo, e você estará a frente de muitos outros que, apesar de ter muita técnica e saber vender, não fazem o “feijão com arroz”.



#4 Sabem qualificar bem os leads


Eu costumo dizer o seguinte quando falo sobre as habilidades essenciais de todo vendedor:


“Muito mais importante do que saber vender para quem é seu potencial cliente, é saber identificar que NÃO vai comprar de você.”


Por isso, eu continuo batendo na tecla de que todo bom processo comercial PRECISA ter uma estrutura de qualificação avançada.


Quer seja por refinar o seu perfil de cliente ideal (ICP), identificar e analisar novas personas para seu negócio, ou entender mais a fundo quais as principais dores e problemas que sua solução resolve, sempre priorize qualificar bem o lead quando ele chega até você.


Bons vendedores entendem que, uma vez que essa etapa seja bem estabelecida, eles ganham tempo e são mais produtivos por estarem conversando e negociando com quem realmente tem potencial para se tornar cliente.


#5 Não tem vergonha de ligar


É inegável que a tecnologia trouxe uma grande facilidade para quem trabalha com vendas.


Agora, seus clientes podem conversar com você por WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e vários outros canais, o que facilita em alguns casos.


Mas tudo isso não chega nem perto do poder que uma ligação pode ter!


E se você acha que to falando besteira, saiba que isso foi imprescindível para um negócio de sucesso fazer mais de 100 milhões de dólares em um ano.


Falar com seu lead por ligação tem um impacto muito maior do que uma mensagem de texto.


Sua entonação da voz, a forma como fala com o cliente e até mesmo se você gesticular durante a conversa pode mudar totalmente o rumo, fazendo com que você consiga vender muito mais.


Então não caia na besteira de achar que ligar para seu cliente é perda de tempo ou pode fazê-lo ficar com receio de comprar de você.


Quem realmente estiver interessado na sua solução, vai atender suas ligações e continuar a negociar com você até fechar a venda.


Como você pode perceber, não existe magia ou truque secreto que faz com que alguém consiga vender muito mais do que outros dentro da sua equipe.


Lembre-se que vender é uma habilidade que pode ser aprendida e praticada todos os dias.


E você pode se preparar ainda mais para ser um vendedor melhor todos os dias, participando das nossas aulas gratuitas que rolam todos os sábados na comunidade LB Company.


17 visualizações0 comentário