• Amanda Alves

Social selling: como utilizar essa ferramenta



Foto de Craig Adderley - Pexels



Eu não sei se você acompanha revistas e portais sobre negócios, mas... um dos temas que começou a voltar com peso foi o social selling. Inclusive, sendo tema até da própria revista Forbes.


Por exemplo, quando estivemos na pandemia as redes sociais se tornaram pontos estratégicas para o setor de vendas e isso fez com que as empresas usassem o WhatsApp para impulsionar os negócios no período de quarentena. Em abril de 2020, o WhatsApp já era responsável por 20% das transações da Via Varejo.




Também te explicamos em um post passado como funciona a jornada de compra. Ela é o processo que o cliente percorre até fechar negócio, sendo dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; e decisão de compra.


E por que eu estou te contando e relembrando tudo isso?


Porque o social selling é uma estratégia que pode ser utilizada em cada etapa da jornada de compra. A combinação de social selling e jornada de compras faz as suas vendas por WhatsApp simplesmente bombarem, subirem o nível mesmo.



Então, como alinhar social selling e jornada de compras?


Para explicar como alinhar social selling e jornada de compras nós vamos renomear as etapas da jornada, sempre de acordo com o perfil que o cliente ou a sua empresa assumem em cada uma delas. As etapas seriam nomeadas como: desconhecido, lead, oportunidade e cliente.




O potencial cliente é desconhecido quando está na etapa de aprendizado e descoberta.


O lead é o cliente que já possui reconhecimento do problema.


A fase da consideração da solução é quando o lead torna-se uma oportunidade.


O sucesso da decisão de compra é a conversão do lead em cliente.



1. Desconhecido



Esta etapa fala dos papéis que assumem o potencial cliente e a sua empresa e acredite, o seu negócio é desconhecido se não está nas redes sociais. Você precisa estar online para atrair os potenciais clientes que ainda reconhecem os problemas e necessidades que possuem. E convenhamos, todas as pessoas possuem isso!


Use diferentes redes sociais e apareça para os seus clientes, conseguindo assim esse primeiro contato. O WhatsApp é um aliado para outras etapas do social selling.


2. Lead



Depois que o cliente já conhece o problema e o seu produto, ele pode tornar-se um lead (potencial comprador). Conteúdo de qualidade é a tática de social selling certeira para essa etapa da jornada de compra. É o momento de apostar na reputação.



Você precisa se posicionar nas redes sociais como especialista, ser referência no segmento e, principalmente, o que eu Lincon, considero mais importante: ganhar a confiança desse lead.


É importante também ter um rosto associado a sua marca. As pessoas se conectam com pessoas, por isso, mostre o lado humano da sua empresa.



3. Oportunidade



O lead é uma oportunidade quando considera o seu produto ou serviço entre as opções de compra. As estratégias de social selling apostam que a reputação e o conteúdo vão fazer a sua empresa se destacar no segmento. Nesse momento da jornada de compra, sugerimos que você utilize a prova social.



4. Cliente



O cliente já decidiu fechar negócio com você. Agora, é o momento de apostar no pós-venda para fidelizá-lo. Uma boa estratégia de social selling no pós-venda é criar um grupo no WhatsApp.


Ali, você pode compartilhar ofertas exclusivas para clientes. Neste post, você pode ver mais dicas para um pós-venda eficiente no WhatsApp. Neste link, explicamos como usar grupos de WhatsApp para vender mais.


Com tudo isso reunido, aplicado e feito com constância, é possível captar clientes nos mais diferentes meios de comunicação, ganhar a confiança deles e, finalmente, converter em vendas para o seu negócio.


Passo a passo a sua empresa se posiciona aqui no mercado digital e impulsiona tanto as vendas no online como no offline. É um trabalho a ser cultivado constantemente.


Que tal aplicar o social selling e outras estratégias para impulsionar as vendas do seu negócio? Entre em contato comigo através das redes sociais que eu e minha equipe estamos aqui, prontos para ajudar vocês!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo