• Amanda Alves

Cultura empresarial: como criar a sua



Foto de fauxels - Pexels



Cultura de uma empresa.


Um tema que todo mundo fala e todo mundo tenta aplicar dentro do mundo dos negócios.


Propósito, missão e valores, com certeza você já ouviu falar sobre esses três elementos, certo? Todo mundo fala sobre eles afinal.


E é porque sim, saber esses três (e mais alguns outros elementos importantes) ditam a cultura da sua empresa, que por sua vez dita o ritmo do crescimento da companhia.


Hoje, eu quero te apresentar alguns elementos importantes para implementar uma cultura de sucesso. Vamos conferir?


Propósito, Missão e Valores.


Um clichê muito importante! Sem esses três é como se a sua empresa estivesse navegando sem uma bússola lá no meio do oceano, bem perdido mesmo! Enraizar esses três pontos é ter um norte a ser seguido.


Propósito é o motivo da existência da empresa. Mais especificamente, trazemos a pergunta: para o quê você serve? A quem deseja ajudar? Por qual motivo a sua empresa faz o que faz? O propósito sempre está ligado a um benefício que a companhia traz ao mundo.


A missão é o "atestado" ou a declaração do que a sua empresa faz para conquistar o propósito. Por exemplo, se sua empresa deseja transformar o mundo em um lugar melhor para as crianças (propósito), sua missão pode ser promover isso através da educação.


Já a visão é o sonho futuro, aquilo que a empresa pretende ser enquanto coloca essa missão em jogo. Por aqui, sempre imaginamos e perseguimos o "Mundo ideal" quando os desejos da empresa se realizam.


Defina esses três pilares e a ideologia da sua empresa já estará sendo enraizada dentro da cultura, ok? E por falar em cultura...


Vamos falar sobre liderança, gestão e pessoas. Outros elementos importantíssimos dentro da cultura.


Liderança


Um líder é um líder. Aliás, eu costumo dizer que ele é a "cara" da empresa.


Isso porque os funcionários seguem e se inspiram nesse líder, caso ele seja mesmo um. É dessa inspiração que as pessoas movem-se em nome da companhia, buscando sempre a melhor solução.


O líder cria o ambiente necessário para que a cultura se enraíze e traga bons frutos. Não ter um líder (ter um chefe mandão) é como encher o solo de agrotóxicos e destruir o plantio, já o bom líder é como um bom adubo: ele potencializa os resultados.


A minha dica para você: lidere pelo exemplo.



Gestão


A forma como as decisões são tomadas na sua empresa, hierarquias, capacidades de ouvir o próximo e, principalmente, processos. Tudo isso faz parte da gestão e é essencial para que a cultura seja implementada.


Uma gestão desorganizada desorganiza também a cultura, que por sua vez se perde e naão aplica o propósito, a missão e os valores.



Pessoas


O elemento mais importante de toda organização: as pessoas.


Eu costumo dizer que não existe empresa sem pessoas. Seja porque não teremos clientes, ou não teremos colaboradores para servir esses clientes.


As pessoas que fazem uma empresa carregam a cultura e o propósito de cada organização, elas são as mensageiras dessa missão. Por isso, escolher a dedo cada funcionário é essencial para o crescimento sustentável e eficiente de qualquer organização.


Nunca economize demais na hora de contratar, ok? Eu julgo que esse é um dos elementos mais importantes na cultura de uma empresa, não podemos nunca menosprezá-lo.



Revise o propósito, missão e valores do seu negócio, comece a estabelecer uma cultura e crie essa ordem dentro do seu negócio. São desses detalhes bem segmentados que nasce o sucesso nas vendas!


Vamos trocar um papo sobre esse assunto? Te espero lá no meu perfil @LinconBeraldo!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo