• Amanda Alves

Como captar clientes nas redes sociais

Atualizado: 11 de jul.



O WhatsApp é uma - se não o - melhor canal que existe para realizar vendas. Isso porque a plataforma reúne todos os seus potenciais leads em um único lugar, podendo tanto interagir com eles como um todo ou em formato 1 para 1 (conversas diretas).


Mas para que você tenha sucesso com o uso do WhatsApp é preciso captar leads qualificados. E como fazemos isso? Através do uso de outros canais, ao qual chamaremos de canais de aquisição.


A estratégia de atrair leads através de outras redes sociais para gerar conversão no WhatsApp não é nenhuma novidade, desde o início do Marketing Digital isso tem sido feito e aperfeiçoado.


Se você seguir as dicas que darei por aqui eu tenho certeza que a sua conversão em vendas será ainda maior. Então...


Vamos conferir quais são e como utilizar cada rede social como canal de aquisição?


OS 5 MELHORES LOCAIS DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES:



1) Instagram


No topo da nossa lista não poderia ser diferente, temos aquela que é hoje a maior ede social do país.


Todo mundo possui uma conta no Instagram. Afinal, estar fora dessa rede social é praticamente como estar desconectado do mundo. A atenção das pessoas está aqui e onde os olhos estão é onde o dinheiro está.


A plataforma se vangloria de um excelente formato de conteúdo para fotos e vídeos, que permite rápida interação e possui um excelente ciclo de reciclagem. O Instagram têm se tornado uma das ferramentas preferidas dos lojistas nos últimos anos, tanto para compartilhamento de conteúdo como produtos.


O uso de tráfego pago (anúncios para possíveis leads) impulsiona a plataforma e permite resultados ainda melhores. Definitivamente é impossível ter um negócio e não estar no Instagram.



2) Google Meu Negócio


Quem disse que estar no Google não é bom?


Diariamente as pessoas procuram no Google por soluções/produtos que precisam, muitas vezes bem antes de pedir recomendação para os amigos.


Um perfil no Google Meu Negócio posiciona a sua empresa entre os principais resultados de pesquisa, aumentando assim as chances de contato e conversão de novos leads.


Custa pouco estar o Google e pode te render faturamentos altíssimos. O segredo aqui é estruturar um perfil com todas as informações importantes: descrição da empresa, serviços/produtos ofertados, horários, local (se houver), informações para contato e feedbacks.


Atenção ao último ponto: as pessoas amam feedbacks! A prova social sempre será um dos melhores argumentos para venda.


3) E-mail marketing



O e-mail marketing é uma boa estratégia para atingir os clientes que já estão cadastrados contigo.




Produza conteúdo sobre promoções, lançamentos de produtos e principalmente, conteúdo de valor. Dessa forma você mantém a audiência engajada, com interesse genuíno na sua empresa e aquecida para quando ofertas aparecerem.


Lembre-se de incluir no corpo do e-mail uma opção para descredenciamento da lista de e-mails, ok? Claro que não queremos que isso aconteça, porém, dar liberdade ao lead é uma forma de demonstrar confiança.


Utilizar o e-mail é uma das melhores formas de aumentar o LTV (Lifetime Value) do cliente dentro da sua empresa. Uma verdadeira mina de ouro para qualquer empresa.




4) Site institucional



O site institucional da sua empresa é uma importante vitrine corporativa na internet, afinal, ter um site é como ter um documento de identidade. As pessoas confiam em empresas que possuem site.



Além da possibilidade de compartilhar a missão e valores do seu negócio, use o espaço para lançamento de produtos e divulgação de promoções, sempre mantendo a audiência por dentro de cada passo que a empresa promove. Essa proximidade traz confiança e aquece a audiência para as novidades.



Utilize também técnicas de SEO para otimizar o ranqueamento de seu site nas ferramentas de busca, como o Google por exemplo. Ficar na frente do concorrente é sempre ótimo!



Caso você ainda não conheça, o Wix é uma plataforma que permite criação gratuita de sites e blogs.



5) Influencers



Sabe o influencer da sua cidade ou do seu nicho? O que acha de enviar uma amostra de seu produto ou até contratá-lo para uma publicidade?


A divulgação de seu produto por um pessoa de referência e com seguidores que confiam em sua indicação pode ser um bom atrativo de leads qualificados.


Isso porque os influencer - principalmente os que trabalham no seu nicho - já possuem uma audiência engajada com o seu assunto e, principalmente, eles fornecem algo incrível: transferência de autoridade.


Ao divulgar a sua empresa o influencer está indiretamente dizendo que confia em você. E a confiança é a base para que toda venja seja realizada.




Dica extra:



O WhatsApp Status é uma boa funcionalidade para divulgação de produtos, ele funciona muito parecido como o Instagram stories. Os arquivos de vídeo e imagem compartilhados ali ficam disponíveis para visualização por 24 horas.




A diferença é o alcance. Somente os usuários do Whatsapp que têm o seu contato salvo têm acesso ao conteúdo. Por isso, use a funcionalidade para divulgar produtos e promoções para seus clientes.


Com moderação é possível nutrir a audiência e despertar o desejo. Tudo depende de como a sua comunicação trabalha a estratégia de vendas dentro da plataforma.



Clique aqui e aprenda a usar o WhatsApp Status para vender mais.



Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar a sua empresa? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto por: Raphael Ramos.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo