• Amanda Alves

Os 10 mandamentos do vendedor moderno

Atualizado: 11 de jul.


Vender é uma arte milenar: há muitos anos as pessoas interagem e adquirem itens entre si, primeiramente através das trocas e, depois, com o avanço da sociedade, através do que chamamos hoje por dinheiro.


Dinheiro esse que move pessoas, organizações e o mundo. A troca de serviços/produtos por dinheiro só foi possível graças ao que conhecemos hoje por vendedores.


Não é exagero dizer, então, que a profissão vendedor foi uma das primeiras a existir.


E ela se provou ao longo do tempo, mesmo com tantas adaptações sofridas durante oa anos. Afinal, sempre é preciso estar se aperfeiçoando.


Porém...


Alguns princípios - eu diria mandamentos - nunca mudam (eles se modernizam) para os vendedores! Foi assim há séculos, décadas e anos no passado. Hoje, eu vou apresentar para você os 10 mandamentos do vendedor moderno.


Vamos conferir?


Os 10 mandamentos do vendedor moderno


  1. Sempre terás um sorriso no rosto

"Com um sorriso no rosto, confiança e boas palavras você conquista no mundo".


O carisma é uma das habilidades mais importantes para se ganhar a confiança, a confiança é uma das virtudes mais importantes para uma venda e uma venda é o que gera dinheiro para qualquer negócio.


As primeiras impressões são geradas nos primeiros segundos de contato. Por isso, ter um belo sorriso estampado no rosto é essencial para qualquer vendedor obstinado.



2. Buscarás o encantamento


Seguindo pela mesma ideia temos o encantamento, tão essencial no pós-venda.


O cliente precisa se sentir encantado pelo vendedor e pela organização. Quer um belo exemplo do que estou falando? O modo Disney de ser. A empresa americana conquista, ano após ano, através de um mundo mágico gerado nas telas e nas ruas de Orlando.


Clientes encantados se tornam fãs da empresa, compram mais e permanecem ao longo dos anos. O vendedor que possui essa habilidade é um ativo valioso para qualquer negócio.



3. Terás paixão pelo que fazes


O vendedor precisa ser apaixonado pela própria profissão e pelo produto que vende, essa é a realidade e não podemos mudar.


Vender é tão natural quando falar sobre qualquer assunto. E você sabe, assuntos que gostamos tendem a ter toda a nossa empolgação e brilho no olhar sempre que são colocados na mesa. Vender não é diferente do que isso.


Quer ser um bom vendedor? Ame o que você faz, ame o que você vende.


4. Nunca deixarás de aprender


A paixão pela profissão manterá o vendedor sempre em busca de aprimoramento.


E todo bom aprimoramento é realizado em dois modos: na teoria e no campo de batalha.


Então, vendedor, além de vender você precisa estudar sobre vendas. Aprender as novas técnicas, detalhes do mercado alvo e, principalmente, buscar entender sobre pessoas.



5. Ouvirás mais do que falarás


Acredite, os clientes não suportam mais aquele vendedor que só fala e fala. Eles querem, na verdade, alguém que os escute.


O vendedor atua como um psicólogo. Ele escuta o que o cliente tem a dizer, se sensibiliza com as dores, sonha os sonhos e busca um caminho que ajude a genuinamente esse cliente.


O vendedor moderno é, acima de tudo, um amigo.



6. Serás persistente, não insistente


Existe uma diferença clara entre persistir e insistir.


Persistir é buscar novos caminhos e meios, insistir é bater sempre na mesma tecla - e isso irrita.


O vendedor moderno é capaz de captar a mensagem e buscar novas abordagens e métodos, conseguindo assim ajudar verdadeiramente o cliente. Já o vendedor antigo é aquele que não muda, fala sempre as mesmas palavras e espera vender pelo cansaço.


Eu não preciso nem dizer qual deles obtém o sucesso, não é?


7. Contarás boas histórias


Histórias. O mecanismo milenar que conecta povos, sonhos e feitos de uma forma tão forte que nem a ação do tempo é capaz de apagar.


O ser humano é movido por histórias, é assim que ele fixa uma informação e satisfaz - diariamente - os próprios desejos.


Um bom vendedor é capaz de conectar histórias a um produto, sempre colocando o cliente como o herói dessa história. Essa abordagem aumenta a conexão, confiança e, sem dúvidas nenhuma, aumenta a conversão em vendas.


Boas histórias, boas vendas.


8. Sempre serás honesto


Infelizmente, no passado era possível vender de forma desonesta. Vender produtos ruins, mentirosos e que não funcionavam de forma alguma. Afinal...


Os clientes não tinham nem de longe o acesso à informação que possuem hoje.


E isso é ótimo! Na Era em que vivemos o vendedor só prospera se for uma pessoa honesta, que fala e vende aquilo que acredita.


Como ficam os vendedores desonestos? O mercado faz o papel da seleção natural, esse tipo de profissional não consegue mais um emprego.



9. Não agirás com o Ego


O Ego pode se tornar o maior inimigo de qualquer pessoa - e com os vendedores isso não é diferente.


Existe uma diferença clara entre Ego e Orgulho. O vendedor precisa ser orgulhoso, precisa acreditar em si e no produto.


O que ele não pode é ser orgulhoso, soberbo e achar que, só por estar em uma posição confortável, estar em um suposto patamar acima do cliente.


Sem ego, com orgulho, o vendedor moderno obtém o sucesso.


10. E para o último mandamento...


Eu gostaria de ouvir a sua opinião.


Qual seria o décimo mandamento, aquele mais importante, para o vendedor moderno ser uma verdadeira máquina de vendas que transforma a realidade de qualquer empresa?


Comente aqui embaixo e vamos trocar experiência!


Texto por: Raphael Ramos.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo