• Lincon Beraldo

6 dicas que vão te ajudar a captar contatos para o WhatsApp da sua empresa


Foto: Background photo created by natanaelginting - www.freepik.com


O WhatsApp é uma excelente ferramenta para venda de produtos e negócios. Ele funciona melhor ainda quando alinhado a estratégias que transformam um contato, um número de telefone, em um cliente. Um dos primeiros passos para ter sucesso e emplacar o seu negócio usando o WhatsApp é a construção da sua agenda de contatos. Mas como captar contatos para o WhatsApp da sua empresa?


Listamos seis dicas que podem te ajudar a aumentar a lista de contatos do WhatsApp da sua empresa.


1 – Tenha um formulário em seu site


Um formulário é uma maneira simples de captar contatos para o WhatsApp da sua empresa. Você não deve solicitar muitos dados para o cliente, somente os dados necessários para sua estratégia de vendas. Só não se esqueça do principal: o número de celular.


2 – Coloque um link de direcionamento para o WhatsApp em seu site


Você precisa facilitar para o seu cliente. Não forneça o seu número de celular para que ele entre em contato, coloque um link ou um botão em seu site que direciona direto para o chat. Assim, você capta contatos para o WhatsApp da sua empresa com apenas um clique.

É bem simples gerar o link de direcionamento para o WhatsApp. Você pode usar este site: Gerador de links para WhatsApp.


Você também deve fornecer outras formas de contato para o seu cliente. Mas, o WhatsApp é simples, rápido e eficiente.


3 – Utilize o WhatsApp como parte de sua estratégia de marketing digital


Aproveite as estratégias de marketing digital para levar o seu cliente até o WhatsApp da sua empresa.


Você pode utilizar conteúdos pagos ou gratuitos. Direcione o clique em um anúncio do Facebook, Instagram ou Google para o WhatsApp da sua empresa. Assim, você capta o contato de um cliente que já se interessou pelo seu produto ou serviço. Você também pode adicionar o link de direcionamento para o WhatsApp em estratégias de marketing de conteúdo que não são monetizadas, por exemplo, um post no blog ou um “arraste para cima” no Instagram.


4 – Faça uma conta no WhatsApp Business


O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido especialmente para o uso comercial do WhatsApp. Uma conta no WhatsApp Business traz vários benefícios para o seu negócio.


O WhatsApp Business fornece estatísticas que te permitem analisar e adaptar as suas estratégias de vendas. A conta empresarial permite envio de mensagens automáticas e personalização da conta.


Se for o caso, você também pode utilizar o WhatsApp Business API, que permite o uso de chatbots, ou seja, mecanismos automáticos que conversam e entendem a demanda do seu cliente, e direcionam o atendimento para setores específicos da empresa.


É importante lembrar que o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API têm diretrizes e termos de uso específicos. Neste post explicamos os motivos que podem banir a sua empresa do WhatsApp.


5 – Atualize a sua lista de contatos


É possível que você já possua uma lista de cadastro de seus clientes, mas ainda não tenha sincronizado a agenda com o seu WhatsApp.


Você precisa manter a sua lista de contatos atualizada para impulsionar as suas vendas com o WhatsApp.


Faça uma planilha com as informações que possui de seus clientes e salve o arquivo no formato CVS. Agora, transfira a lista de contatos para a conta Gmail que está conectada ao WhatsApp da sua empresa.


6 - Conecte-se com seus clientes


Aproveite o WhatsApp como ferramenta de vendas e relacionamento. Para entender quais as necessidades e estratégias que são melhores para a sua empresa, montamos a consultoria “WhatsApp Lucrativo”. Nós fornecemos todas as ferramentas para que a sua empresa tenha bons resultados de vendas pelo WhatsApp.


Agora não tem mais desculpa, né? Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório



63 visualizações0 comentário