• Lincon Beraldo

As 10 principais ferramentas de vendas do WhatsApp


Foto: Tracy Le Blanc / Pexels


O WhatsApp é um canal de vendas que vai impulsionar os seus negócios. A aplicação possui diferentes ferramentas de funcionalidades que te ajudam a vender mais.


Explicamos como funciona e como usar as 10 principais ferramentas de vendas do WhatsApp.


1. WhatsApp Business

O Whats Business é a versão do aplicativo desenvolvida especialmente para negócios.


Usar o WhatsApp Business traz muitas vantagens para a sua empresa. A aplicação possui etiquetas de classificação de mensagens, informações estatísticas sobre conversão e resultados, envio de mensagens automáticas e criação de um perfil com informações sobre o seu negócio.


2. WhatsApp API

A API é uma funcionalidade do WhatsApp Business para médias e grandes empresas. O WhatsApp API auxilia no processo de atendimento de muitos clientes no mundo todo. Uber, Booking.com e B2W são só algumas das empresas que usam a aplicação.


3. Mensagens automáticas e Chatbots

Se você usa WhatsApp Business ou API pode programar mensagens automáticas. As mensagens automáticas podem ser utilizadas para responder rapidamente ao primeiro contato, por exemplo. O uso de mensagens automáticas auxilia no follow-up.


Os chatbots é a programação de robôs que conversam automaticamente com seus clientes. A funcionalidade é liberada para clientes WhatsApp API.


4. Etiquetas

As etiquetas estão disponíveis para usuários do WhatsApp Business. As etiquetas são úteis para categorização de mensagens e clientes.


Você pode usar técnicas de CRM, diferenciar os tipos clientes ou as etapas da jornada de compra. Nesse post explicamos como usar etiquetas para vendas no WhatsApp.


5. WhatsApp Status

O WhatsApp Status é uma ferramenta de inbound marketing. No WhatsApp Status você compartilha pequenos vídeos e imagens com a sua lista de contatos. Os arquivos ficam disponíveis para visualização por 24 horas. O WhatsApp Status funciona de maneira semelhante ao Instagram Stories.


Já explicamos no blog como usar o WhatsApp Status para vender mais, clique aqui para conferir o post.


6. Janela de 24 horas

A janela de 24 horas permite que a sua empresa converse livremente com o cliente depois do primeiro contato.


Aproveite a janela de 24 horas para fechar negócio. Depois disso, as mensagens enviadas por sua empresa devem seguir modelos pré-aprovados pelo WhatsApp.


A janela é renovada a cada nova mensagem enviada pelo cliente.


7. Grupos de WhatsApp

Os grupos também são ótimas ferramentas para vender no WhatsApp. Você pode criar grupos com clientes fidelizados, criar ofertas especiais e gerar engajamento entre seus clientes. Mas lembre-se, só adicione em grupos clientes que te deram autorização para isso.


Clique aqui para saber como usar grupos de WhatsApp para impulsionar as suas vendas.


8. Lista de transmissão

A lista de transmissão permite que você envie a mesma mensagem para vários contatos individualmente. Assim, você consegue entrar em contato com vários clientes ao mesmo tempo e de modo personalizado.


Só tome cuidado para não fazer spam. Antes de incluir um cliente na lista de transmissão, tenha certeza que ele se interessa.


9. WhatsApp Pay

Recentemente, o WhatsApp liberou no Brasil a função de pagamentos no aplicativo. Aproveite a ferramenta para realizar todo o processo de vendas em um único lugar.


10. Métricas e estatísticas

O WhatsApp Business organiza e disponibiliza suas estatísticas de atendimento. Nas configurações de estatísticas do aplicativo, estão organizadas as suas mensagens lidas, não lidas e respondidas. Ali, você consegue controlar o fluxo de atendimento e ficar de olho nos resultados.


Quer conhecer outras funcionalidades e entender como o WhatsApp vai alavancar as suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

9 visualizações0 comentário