• Lincon Beraldo

Como negociar no WhatsApp


Foto: Pixabay / Pexels


As técnicas de negociação precisam ser adaptadas ao canal de vendas utilizado. Quando vendemos pessoalmente, por exemplo, a nossa postura e o tom de voz fazem parte das técnicas de negociação. Por WhatsApp, recursos e funcionalidades podem fortalecer ainda mais algumas técnicas.


As técnicas de negociação para vendas no WhatsApp seguem mais ou menos o mesmo modelo das técnicas tradicionais de vendas, o que muda são as estratégias e o suporte do processo.


Neste post, vamos explicar algumas técnicas de negociação que vão te ajudar a vender mais no WhatsApp.


As técnicas de negociação para vendas no WhatsApp


As técnicas de negociação definem alguns comportamentos que vão te levar a alcançar o resultado desejado. É importante ter em mente que a negociação é uma relação estabelecida entre você o cliente, vocês precisam negociar para chegar a uma solução que seja boa para as duas partes.


No processo de vendas, a negociação foca em conhecer o problema do cliente e explicar o porquê o seu produto ou serviço é a melhor solução disponível.


A primeira técnica de negociação é o conhecimento. Você precisa entender o problema ou necessidade do cliente para poder vender a sua solução. O SPIN Selling, por exemplo, é uma metodologia de vendas que baseia todo o processo no conhecimento do problema.


O segredo é fazer as perguntas certas para entender a demanda do cliente.


Negociar pelo conhecimento também depende da sua capacidade para expor as funcionalidades do seu serviço ou produto. Não adianta saber o problema do cliente se você não consegue identificar como pode ajudá-lo.


A segunda técnica da negociação é o tempo. Saber administrar bem o tempo é parte fundamental do sucesso do seu negócio. Financeiramente, quanto mais rápido uma negociação, menos ela custará para o seu negócio. Mas, um cliente bem informado pode sair mais realizado. É melhor investir mais tempo para conhecer o problema e apresentar a solução correta, do que correr contra o relógio e vender o produto errado.


Isso não significa que o processo da venda deve ser longo, o ideal é estabelecer metas de duração da negociação.


O tempo na negociação também está relacionado com a sua capacidade de antecipar as dúvidas e necessidades do cliente. Esclareça as objeções antes mesmo delas aparecerem.


A terceira técnica é a persuasão. Você precisa ser enfático e seguro sobre o que está vendendo. Confie no seu produto, no seu serviço e saiba se sua solução atende ou não as necessidades do seu cliente. Essa segurança vai ficar clara para o cliente.


No WhatsApp, a persuasão pode ser trabalhada usando técnicas de Copy e AIDA. Os gatilhos mentais persuasivos te deixam mais perto de fechar negócio. Construa mensagens de texto que terminam com um “call to action”, motive o cliente a tomar o próximo passo.


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar a sua empresa? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


43 visualizações0 comentário