• Lincon Beraldo

Como aumentar em 50% suas vendas pelo WhatsApp

Atualizado: Mar 29


O WhatsApp é, atualmente, o principal canal de comunicação na internet de todos os brasileiros. Para se ter noção da dimensão desse aplicativo, ele está instalado em aproximadamente 99% dos smartphones só aqui no Brasil, sem falar nos mais de 2 bilhões de usuários que utilizam a plataforma no mundo todo.


Quando falamos em vendas pela internet, é impossível deixar o WhatsApp de lado. Afinal, seu cliente com certeza está no WhatsApp. Logo, você e sua empresa também precisam estar.





Existem algumas dicas simples que muitos empreendedores e times de vendas não consideram como importantes, mas que são indispensáveis no sucesso do seu negócio pelo WhatsApp. Neste artigo, vou te contar alguns segredos preciosos que vão te ajudar a aumentar suas vendas pelo app em até 50%.


Use áudios

Não seja uma máquina de escrever no WhatsApp! Use áudios para manter a comunicação com o seu cliente. Assim, você pode se aproximar dele, passando credibilidade e confiança. Além disso, muitas vezes é mais fácil explicar a funcionalidade de um produto ou serviço por áudio do que por texto - sua voz, sua dicção e entonação podem tornar uma descrição mais fácil de ser compreendida. Mas não precisa exagerar, ok? O ideal é que os áudios tenham entre 30 e 40 segundos, no máximo. Provavelmente seu cliente não vai querer ouvir um discurso de 5 minutos contando toda a história da sua empresa até chegar na explicação que é realmente útil pra ele. Otimize seu tempo e seu atendimento.


Crie um funil de vendas

Quando estudamos sobre estratégias de sucesso para abrir nosso próprio negócio, nos deparamos com o termo “funil de vendas”. O funil é o caminho que o seu cliente percorre até decidir fechar negócio com você. Acredite: nenhum cliente vê seu produto e compra na mesma hora. Existe todo um processo de decisão de compra que vai levá-lo a acreditar que o seu produto vai ser útil e que ele precisa comprá-lo. Cada cliente percorre a jornada de uma forma, mas o caminho mais provável é:


Aprendizado e descoberta

Este é o primeiro momento de contato do cliente com a sua empresa, e ele acontece quando o cliente encontra sua loja no Instagram ou vê algum anúncio seu no Facebook ou no Google, por exemplo. Aqui, ele vai ficar sabendo que sua empresa e seu produto/existem.


Reconhecimento de problemas

Todo produto ou serviço é criado com o intuito de resolver um problema que seu cliente pode vir a reconhecer. Os problemas podem ser simples, como por exemplo: uma pessoa acha que não tem roupas que são tendência da moda. Para solucionar esse problema, ela vai procurar roupas da moda em lojas especializadas para comprar. Ou pode ser um problema mais sério, como: uma pessoa está com dor de cabeça, e para solucionar esse problema ela vai procurar uma farmácia e comprar um remédio para dor de cabeça. Simples de entender, certo?

Quando seu produto ou serviço se encaixar na solução de problemas de um possível cliente, ele provavelmente vai entrar em contato com você para saber mais sobre o que você oferece. É neste ponto que pode acontecer o primeiro contato direto do cliente com você.


Consideração de soluções

Como o próprio nome diz, nesta etapa do funil o cliente já está considerando resolver o problema que ele tem. Neste ponto, ele provavelmente já fez algum tipo de contato com a sua empresa, por isso a comunicação deve ser assertiva! Não seja apenas uma pessoa que passa preços ou orçamentos: converse com o cliente, entenda qual o contexto da compra e procure saber em detalhes sobre o produto ou serviço que ele está procurando.

Entre as estratégias de comunicação que mais dão certo na hora de fechar um negócio com o seu cliente, estão os gatilhos mentais. Um gatilho mental é um motivo que você dá para o seu cliente fechar o negócio o mais rápido possível. Um exemplo muito efetivo é o gatilho de escassez, quando você alerta ao seu cliente que o produto no qual ele está interessado está acabando, e que então é melhor ele comprar logo para não perder a oportunidade.

Outro gatilho interessante é o de urgência, que trabalha com alertas como “últimas horas válidas para a promoção!”, onde o cliente também sente que, se ele não comprar na hora, vai perder.

Você também pode usar o gatilho de prova social, que consiste em apresentar depoimentos positivos de outros clientes para convencer alguém de que seu produto é realmente muito bom.

Enfim, existem muitas outras formas de ativar gatilhos mentais nos seus possíveis clientes e, se sua comunicação for realmente efetiva, o cliente vai passar para a próxima e última etapa do funil.





Decisão de compra

Essa é a etapa que você espera que todos os seus clientes cheguem, que é quando ele vai fechar negócio com você e adquirir seu produto ou serviço.


O que todo empreendedor, empresa e time de vendas precisa entender é que nem sempre o cliente vai estar pronto para comprar seu produto. Ele pode, inclusive, “andar” pelas várias fases do seu funil muitas vezes, até fechar o negócio… ou nem fechar. E tá tudo bem! O que importa é que você aplique suas estratégias.


Tenha um bom tempo médio de atendimento

Seu relacionamento com seus clientes pode ser impecável, mas além da sua comunicação, seu tempo médio de atendimento também pode comprometer suas vendas. Diferente de outras redes sociais na internet, o WhatsApp exige que sua resposta seja rápida ou até mesmo instantânea. Imagina receber uma mensagem e só respondê-la depois de 3 dias? Nenhum possível cliente vai gostar disso, certo? Nesse meio tempo, ele provavelmente já terá procurado outra empresa.

Para ajudar a ser rápido na resposta, o WhatsApp Business oferece a possibilidade de usar as automações, que são mensagens automáticas enviadas para os clientes assim que eles entram em contato com a sua empresa. Nessa mensagem e primeiro contato, é interessante agradecer pela mensagem e pela preferência, deixar claro que o retorno será feito em breve e, se possível, pedir já mais detalhes sobre o produto ou serviço no qual o cliente está interessado. Assim, quando você ou sua equipe forem retornar, vocês já terão mais detalhes sobre a venda, vão conhecer melhor o cliente e o que ele busca, e podem personalizar o atendimento, garantindo ainda mais chances de fechar o negócio.


São atitudes simples que vão transformar o WhatsApp no grande aliado da sua empresa na hora de fazer suas vendas! E para garantir ainda mais sucesso para o seu negócio, conheça o treinamento WhatsApp Lucrativo e venha crescer ainda mais no mercado digital!


119 visualizações0 comentário