• Lincon Beraldo

Funil de vendas: aprenda a usar o funil para bombar suas vendas no WhatsApp


Foto: Mikael Blomkvist / Pexels


O funil de vendas é um conceito que auxilia a equipe de vendas e de marketing a organizar a jornada de compra de um potencial cliente.


Um funil bem estruturado, organizado e monitorado potencializa a conversão de leads em clientes.


O funil de vendas é essencial para garantir resultados em suas vendas por WhatsApp.


Vamos te ajudar a entender, organizar e analisar o seu funil de vendas no WhatsApp para vender mais.


O que é funil de vendas?


O funil de vendas é a representação do caminho que o cliente percorre desde o momento que toma conhecimento de sua empresa, produto ou serviço até o pós-venda.


O processo de compra está dividido em diferentes etapas. Quanto mais próximo do fundo do funil, mais perto de fechar o negócio o cliente está. A borda mais larga do funil, conhecida por topo, representa a totalidade de leads que entram em contato com você através do WhatsApp.


Quando você sabe em qual etapa está cada cliente, tem mais chances de adotar estratégias de vendas certeiras e obter sucesso. As etapas do funil de vendas ajudam a organizar os clientes pelo processo de compra.


Quais são as etapas do funil de vendas?


Dividimos o funil em três partes: topo, meio e ponta. Alguns especialistas também usam siglas derivadas do inglês para cada uma das etapas. O topo é Tofu, top of the funnel. O meio é Mofu, middle of the funnel. A ponta é Bofu, bottom of the funnel.


No topo do funil estão os potenciais clientes que ainda desconhecem suas necessidades e problemas. Os clientes passam para o meio do funil quando já conseguem identificar suas necessidade e problemas. A ponta do funil é o momento em que o cliente toma a decisão de compra.


Infográfico vetor criado por vectorjuice - br.freepik.com


Quais estratégias usar no WhatsApp para cada etapa do funil de vendas:


1. Topo


Os clientes que estão no topo do funil precisam de auxílio para entender suas necessidades e problemas. Você e sua equipe devem se posicionar como especialistas do segmento, ajudando os clientes a entenderem todas as funcionalidade e benefícios de seu produto ou serviço.


No topo do funil você precisa usar estratégias de marketing para atrair a atenção do seu cliente. Uma boa ferramenta de topo do funil é o WhatsApp Status. Produza conteúdo no WhatsApp e aproveite para vender mais.


2. Meio


No meio do funil o cliente já conhece um pouco mais sobre o problema e necessidade que possui. Nesse momento, você precisa mostrar como o seu produto ou serviço vai ajudá-lo.


O atendimento é mais personalizado. Converse individualmente com o cliente por WhatsApp e use as técnicas de Copy. Lembre-se, é importante que o cliente perceba que você está tentando ajudá-lo, um tom de convencimento muito forte pode afastar o cliente.


3. Fundo


No fundo do funil o cliente já sabe o problema e como o seu produto ou serviço podem ajudá-lo. Você precisa, então, usar estratégias que o convençam a fechar negócio com você. Uma alternativa é a prova social.


No fundo do funil também podemos incluir o pós-venda. O pós-venda é o momento de fidelização do cliente, garantindo que ele volte a fechar negócio. Explicamos aqui como fazer um pós-venda eficiente.


Como organizar e gerenciar o funil de vendas no WhatsApp?


O WhatsApp Business possui um recurso que pode te ajudar e organizar a gerenciar o funil de vendas: as etiquetas.


A versão business do aplicativo permite que você coloque tags temáticas nas conversas. Assim, você pode dividir os clientes por etapa do funil de vendas. Quando abrir o WhatsApp já saberá qual estratégia usar com cada cliente.


Neste post explicamos com mais detalhes como usar e organizar suas etiquetas no WhatsApp Business.


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


118 visualizações0 comentário