• Lincon Beraldo

WhatsApp Pay: entenda como funciona o pagamento por WhatsApp


Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels


Temos uma boa notícia: o WhatsApp Pay já está disponível para usuários brasileiros. Agora, você pode realizar pagamentos e transferências bancárias pelo WhatsApp. Por enquanto, o recurso ainda não está disponível para WhatsApp Business. Nesse primeiro momento, a ferramenta é destinada para pagamentos e transferências entre contas pessoais


Desde abril, quando o Banco Central autorizou o WhatsApp Pay no Brasil, especulamos aqui no blog sobre como essa funcionalidade impulsionaria as vendas por WhatsApp. Naquele momento, ainda não estava claro como o WhatsApp adaptaria o WhatsApp Pay às exigências do Banco Central. Com a ferramenta funcionando, podemos te ensinar o passo a passo de como fazer e cobrar pagamentos e transferências bancárias pelo WhatsApp.


Como funciona o WhatsApp Pay


O WhatsApp Pay possibilita o envio e recebimento de dinheiro através do chat do aplicativo. Por enquanto, as transações são permitidas na modalidade débito. Vai funcionar como uma transferência bancária, o dinheiro sai da conta de quem paga e cai na conta de quem recebe.


Quem quiser usar o WhatsApp Pay deve cadastrar as informações de seu cartão de débito no aplicativo.


Como cadastrar os informações de pagamento


Clique no menu, indicado pelos três pontos e selecione a opção “Pagamentos”. Escolha “Facebook Pay”, clique em continuar, cadastre uma senha de seis dígitos e clique em avançar. Nesse momento, você também pode cadastrar a biometria como recurso de segurança para pagamentos. Depois, insira as informações de nome, CPF e os dados de seu cartão de débito (nome, número, data de validade e código CVV). Para finalizar o processo, selecione a opção “Salvar”.


Quem pode usar o Whatsapp Pay


Segundo apuração do Tecnoblog, clientes dos seguintes bancos, fintechs e operadoras de cartão podem usar o WhatsApp Pay:


Banco do Brasil (Visa)

Banco Inter (Mastercard)

Bradesco (Visa)

Itaú (Mastercard)

Mercado Pago (Visa)

Next (Visa)

Nubank (Mastercard)

Sicredi (Mastercard e Visa)

Woop (Visa)


Depois de cadastrado, é necessário verificar o cartão. No botão “Verifique agora”, você escolhe as opções de verificação e segue os procedimentos que serão informados na tela.


Passo a passo para Android


Selecione a conversa com o usuário que deseja realizar a transferência. Na página do chat, clique no botão de anexo, o clipe de papel, e selecione a opção “Pagamento”. Digite o valor e coloque uma descrição (opcional). Toque em “Pagar” e faça a autenticação com senha ou biometria.


O usuário que vai receber o pagamento deve escolher a opção “Aceitar Pagamento” na mensagem.


Passo a passo para Iphone


Selecione a conversa com o usuário que deseja realizar a transferência. Na página do chat, clique no botão ”+” e selecione a opção “Pagamento”. Digite o valor e coloque uma descrição (opcional). Toque em “Pagar” e faça a autenticação com senha ou biometria.


O usuário que vai receber o pagamento deve escolher a opção “Aceitar Pagamento” na mensagem.


Caso seu aplicativo ainda não tenha a funcionalidade, você consegue cadastrar uma forma de pagamento quando um contato envia uma solicitação de transferência pelo whats.


Clicando em “Pagar” você consegue cadastrar no Facebook Pay e habilitar o pagamento no app.





Confira o vídeo promocional do WhatsApp apresentando a funcionalidade.



Pensando em como o WhatsApp Pay vai revolucionar a vendas por WhatsApp, preparamos um aulão para você entender tudo sobre a ferramenta. O aulão será no dia 17 de maio de 2021, às 19:19 horas. Para ter acesso à aula, clique aqui e comente “Eu quero” na publicação.


Percebeu como o WhatsApp Pay pode facilitar as vendas pelo aplicativo? Quer saber mais sobre como usar o WhatsApp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório





23 visualizações0 comentário