• Lincon Beraldo

O passo a passo para vender mais no WhatsApp


Foto: Karolina Grabowska / Pexels


O WhatsApp tem diferentes funcionalidades para impulsionar os seus negócios: WhatsApp Status, WhatsApp Business, etiquetas, chatbots, entre outros. Recentemente, a empresa também liberou ferramenta de pagamentos por WhatsApp.


Você está pensando em usar o WhatsApp para vender e não sabe por onde começar? Este texto vai te ajudar. Fizemos o passo a passo das vendas no WhatsApp.


8 passos para vender mais no WhatsApp


1. Mude para o WhatsApp Business


O WhatsApp Business é a versão para negócios do aplicativo. O WhatsApp Business possui ferramentas específicas para quem usa o WhatsApp para vender.


Algumas das vantagens de mudar para o WhatsApp Business: etiquetas para organização da caixa de mensagens; mensagens automatizadas; perfil de sua empresa; respostas rápidas; e informações sobre resultados; métricas das suas vendas, além de ser gratuito.


2. Monte um roteiro de atendimento


Tenha um roteiro de atendimento. Se você tem um roteiro preestabelecido consegue responder mais rápido e tem mais chances de fechar a venda. Além disso, tem noção de todo o processo de vendas e vai adaptando suas estratégias conforme a jornada de compra.


O roteiro deve ser pensado pelas etapas da jornada de compra. Se necessário, determine uma pergunta de corte para direcionar o cliente aos setores específicos da sua empresa.


Faça ensaios com os seus colaboradores para testar o roteiro.


3. Treine a sua equipe


Treine a sua equipe para utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas. Nós podemos fazer isso por você, clique aqui para conhecer o nosso treinamento.


Um dos pontos principais para vender mais no WhatsApp é responder rapidamente aos seus clientes. Alinhe o time para melhorar o tempo de resposta.


Estabeleça metas de tentativas de contatos. Crie com a sua equipe uma rotina de respostas de engajamento com seus clientes.


4. Capte clientes


Use estratégias para captar mais clientes para o WhatsApp da sua empresa. Você pode colocar um link de direcionamento em seu site e apostar em estratégias de inbound marketing.


Clique aqui para conferir mais dicas de captação de clientes.


5. Revenda


Utilize o WhatsApp para contatar clientes antigos com o objetivo de revenda. Dependendo do prazo de uso do seu produto ou serviço, estabeleça quanto tempo depois o cliente pode ser contatado para revenda.


6. Chatbots


Você também pode usar chatbots para otimizar o atendimento por WhatsApp. Chatbots são aplicações de comunicação por robôs. O WhatsApp API, que tem como foco médias e grandes empresas, permite a otimização de chatbots.


7. Use ferramentas adicionais


Você pode usar softwares e ferramentas adicionais para te ajudar a vender mais no WhatsApp. Um exemplo é o Hi Omni Chat, que permite a sincronização de vários atendentes em um mesmo número de WhatsApp. Softwares de CRM também são úteis para organizar o processo de vendas.


8. Pagamentos por WhatsApp


O WhatsApp liberou os pagamentos através do aplicativo. Utilize a ferramenta e concentre todo o processo de vendas em um lugar só.


9. Pós-venda


Faça um bom pós-venda por WhatsApp. Você pode fazer pesquisas de atendimento e NPS. Um pós-venda eficiente vai fidelizar os seus clientes. Nesse post explicamos como fazer um bom pós-venda no WhatsApp.


Quer conhecer outras funcionalidades e entender como o WhatsApp vai alavancar as suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


26 visualizações0 comentário