• Lincon Beraldo

Jornada de Compra para vendas no WhatsApp


Foto: Tim Douglas / Pexels


Você sabe o que é jornada de compra? Sabe como usar o WhatsApp nas etapas da jornada de compras para vender mais?


Neste post vamos te explicar as fases da jornada de compra, como o WhatsApp pode te ajudar a conquistar o cliente pelas etapas da jornada e como você deve adequar as suas estratégias de vendas e marketing para cada uma delas.


O que é jornada de compra?


A jornada de compra é o processo que o cliente percorre até topar fechar negócio com você.


É importante que você conheça a jornada de compra para conseguir organizar os seus leads e adequar as suas estratégias dependendo da etapa em que o cliente está.


O WhatsApp é uma excelente ferramenta de vendas para otimizar a jornada de compra.


Quais são as etapas da jornada de compra?


Podemos dividir a jornada de compra em quatro etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; e decisão de compra. A seguir, explicamos cada uma dessas etapas:


Na primeira fase, do aprendizado e descoberta, o cliente ainda não consegue identificar muito bem qual é o seu problema ou necessidade.


Na etapa de reconhecimento do problema o cliente já sabe qual necessidade ou problema possui.


O estágio da consideração de solução é quando o cliente já pesquisou e conhece algumas soluções para o problema ou necessidade que ele tem.


A última etapa, da decisão de compra, é o momento em que o cliente analisa as possibilidades e decide qual produto ou serviço comprar.


Quando você consegue identificar em qual etapa da jornada de compra o cliente está pode moldar estratégias específicas, potencializando a conversão daquele lead.


Quer saber como o WhatsApp pode te ajudar a otimizar a jornada de compras para vender mais? Vamos lá!


Como criar e organizar a jornada de compra para vendas no WhatsApp?


1. Aprendizado e descoberta


Ele está no processo em que o seu interesse pode ser despertado para determinado objetivo.


Você precisa atrair a atenção do seu cliente com temas mais gerais sobre o seu produto ou serviço. Use o WhatsApp Status para compartilhar suas funcionalidades e diferentes tipos de uso. Já falamos aqui no blog sobre como usar o WhatsApp Status para vender mais, veja as dicas aqui.


2. Reconhecimento do Problema


Quando o cliente já tem alguma ideia sobre qual problema possui, você deve ser mais objetivo na abordagem. Melhor ainda se você conseguir ajudar o seu cliente a identificar de modo mais certeiro qual é a necessidade dele.


A nossa dica é: mostrar como o seu produto ou negócio pode solucionar problemas ou necessidade.


Você pode conversar diretamente com o cliente, usar o WhatsApp Status ou grupos de WhatsApp para compartilhar o seu produto ou serviço com foco específico na solução de um problema.


3. Consideração da solução


O cliente precisa, agora, considerar o seu produto ou serviço como a solução para o problema ou necessidade que possui.


Você precisa se destacar entre os concorrentes. É o momento de usar a prova social. Conte casos de sucesso e utilize depoimentos de outros clientes. Explicamos como usar a prova social para vender mais no WhatsApp nesse post.


4. Decisão de compra


Na última etapa você precisa apostar na qualidade do atendimento. Tente identificar o que falta para que o cliente feche negócio. Você pode diversificar as formas de pagamento, oferecer um desconto ou explicar as vantagens que a sua empresa oferece no pós-venda.


Os pagamentos via WhatsApp vão facilitar a etapa da decisão de compra. Enquanto o recurso não está disponível, que tal conhecer outras funcionalidades do WhatsApp que vão alavancar as duas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


91 visualizações0 comentário