• Lincon Beraldo

Como utilizar o WhatsApp na jornada de compra



Foto: Vlada Krpovich / Pexels


O WhatsApp é uma excelente ferramenta para vender mais. O WhatsApp permite que você converse com vários clientes ao mesmo tempo e estabeleça uma relação menos fria na venda, mas você precisa utilizar as estratégias corretas.


Se você está pensando em usar o WhatsApp para vender, saiba que esse canal possui diferentes funcionalidades para impulsionar os seus negócios. Neste post, vamos focar em como você pode explorar cada etapa da jornada de compra para vender mais pelo WhatsApp.


A jornada de compra


A jornada de compra é o processo que o cliente percorre até topar fechar negócio. Dividimos a jornada em quatro etapas:


Aprendizado e descoberta: o cliente ainda não consegue identificar muito bem qual problema ou necessidade possui.


Reconhecimento do problema: o cliente já sabe qual necessidade ou problema possui.


Consideração da solução: o cliente já pesquisou e conhece algumas soluções para o seu problema ou necessidade.


Decisão de compra: momento em que o cliente analisa as possibilidades e decide qual produto ou serviço comprar.


Jornada de compra: como organizar as estratégias do WhatsApp


1. Qualificação e captação


Primeiro, você precisa estabelecer objetivos para o WhatsApp como canal de vendas. Aqui, vamos focar no WhatsApp como principal canal de vendas.


Treinar e capacitar a sua equipe para lidar com a ferramenta é fundamental. O nosso treinamento “WhatsApp Lucrativo” sem dúvida pode te ajudar nisso.


Depois da qualificação e definição de objetivos, é hora de usar a ferramenta para captar clientes e ajudá-los a descobrir seus problemas e necessidades.


Uma boa estratégia para a etapa do aprendizado e descoberta é o WhatsApp Status. Use o WhatsApp Status para compartilhar as funcionalidades e diferentes tipos de uso do seu produto ou serviço.


2. O primeiro contato

Você pode utilizar o WhatsApp para entrar em contato com potenciais clientes que interagem nas suas redes sociais, por exemplo. Veja aqui as nossas dicas de social selling.


Mas, quando o cliente chega até o WhatsApp da sua empresa, é provável que ele já reconheça o problema ou necessidade que possui. Quando o cliente já tem alguma ideia sobre qual problema possui, você deve ser mais objetivo na abordagem.


Nessa etapa é importante responder rapidamente, estabelecer um relacionamento menos frio e auxiliar o cliente. Como a venda por WhatsApp é feita por conversa de texto, aposte em estratégias de Copywriting.


3. Follow-up


Use o WhatsApp para acompanhar o cliente pela jornada de compra. Aja como um facilitador, demonstrando como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.


O follow-up é dar acompanhamento ao processo de compra e pode te ajudar em todas as etapas da jornada de compra.


4. Destaque-se entre os concorrentes


Na etapa da consideração da solução o cliente está avaliando as opções para decidir com quem fechará negócio.


É o momento de se destacar entre os concorrentes. Você deve apostar no follow-up bem feito e em argumentos que diferenciam o seu produto ou serviço.


Uma estratégia que pode ser utilizada é a prova social. Conte casos de sucesso e utilize depoimentos de outros clientes.


5. Finalização do negócio e o pós-venda


O cliente decidiu fechar negócio com a sua empresa, agora, você precisa focar em um pós-venda eficiente para fidelizá-lo.


Crie ofertas especiais para quem já foi cliente, faça o NPS e fique de olho nas métricas do WhatsApp. Explicamos aqui como você pode usar o pós-venda.


Que tal conhecer outras funcionalidades do WhatsApp que vão alavancar as suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

12 visualizações0 comentário