• Lincon Beraldo

7 dicas de como atrair clientes

Sabe qual a diferença entre chamar atenção e atrair um cliente?


Cara, sabe quando você está assistindo televisão e vê um comercial com muitas cores, formatos e sons? Isso com certeza vai chamar a sua atenção.


No entanto imagens chamativas, no mundo das vendas, não são sinônimos de atratividade.


Esse comercial só seria atrativo de verdade se te fizesse levantar do sofá e ir comprar o produto que está sendo ofertado na sua frente.


Produtos e serviços atrativos são aqueles que se tornam objetos de desejo, que são cobiçados, admirados, despertam empolgação e seduzem o consumidor.


Podemos trazer essa analogia para a nossa realidade: o seu cliente está ali, só esperando você atraí-lo.


Nesse artigo você aprende 7 dicas imprescindíveis para conquistar todos os seus clientes!


E quando eu digo todos, estou falando até daqueles mais difíceis de lidar e que parecem nunca se deixar levar pelas suas ofertas.


Confira agora quais são os métodos que eu aplico no meu dia a dia e que me garantem clientes satisfeitos, resultados positivos e um empreendimento de sucesso!


Dica 1 - Conheça o seu público


Para quem você vende? Quais os assuntos que as pessoas que compram de você se interessam? Quantos anos elas têm? E a classe social? Será que elas têm uma vida corrida ou estão sempre disponíveis? O que elas consomem? Filmes, séries, novelas? E o que será que elas odeiam? O que tira do sério essa galera toda?


Conhecer a fundo os hobbies, interesses e dores do seu público é o primeiro passo para que você consiga traçar uma estratégia assertiva.


Para atrair clientes você precisa falar a mesma língua, mostrar referências que condizem com a realidade daquelas pessoas e, acima de tudo, exibir o seu produto como algo fundamental para a felicidade daquele determinado grupo de consumidores.


Após ter em mãos todas essas informações, você deve definir a linguagem específica que será usada na sua marca.


Por exemplo: seus clientes são advogados, logo, são pessoas acostumadas com uma linguagem um pouco mais rebuscada, expressões complexas e que não admitem erros ortográficos de jeito nenhum!


Pronto, aí já estão informações suficientes para você começar a estruturar a linguagem mais atrativa para esse público, pois já sabe que não vai poder usar gírias e memes na hora de anunciar o seu produto.


Dica 2 - Esteja presente nas redes sociais


Quantas pessoas que você conhece não tem nenhuma rede social?

E dessas pessoas, quantas ainda fazem parte da população economicamente ativa, ou seja, tem menos de 60 anos?


Pois é, são poucas as pessoas que ainda vivem fora das redes. Hoje, passamos horas e horas rolando o feed, vendo vídeos e interagindo com grupos. Isso se dá pela agilidade da comunicação em que estamos imersos.


Por esse motivos, se você quer chegar até o consumidor final, precisa estar presente nas redes sociais. E eu estou me referindo a todas as redes que reúnem grandes quantidades de potenciais clientes: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Google Plus e Tik Tok.


Esse é o caminho das pedras para você, que ainda não sabe como atrair clientes aos montes, seguir.


Dica 3 - Ofereça conteúdos ricos


Agora que você já sabe que estar nas redes sociais é fundamental, precisa saber quais conteúdos funcionam para atrair clientes.


O terceiro passo na estratégia de atração de clientes é a produção e oferta de conteúdos ricos, ou seja, de postagens que ofereçam informações e dados interessantes.


Invista em imagens bonitas, cores chamativas, mas, principalmente em dados que colaborem com a bagagem pessoal das pessoas que estão visualizando o seu produto.


Por exemplo, se você é vendedor de uma empresa de roupas, tenha sempre um site que contenha blogs com dicas de moda, assim como as suas postagens nas redes.


Dica 4 - Ofereça atendimento excelente


Um bom relacionamento com o cliente é a base para manter os consumidores satisfeitos e fidelizar o público.


Quando você oferece soluções, mostra interesse e ajuda de verdade os clientes, eles vão contar essa experiência para outras pessoas e, assim, você estará atraindo mais compradores para a sua empresa.


Dica 5 - Faça promoções e programas de fidelidade


Não tem como deixar de fora dessa lista as famosas promoções.


Esse truque de vendas que nunca sai de moda, continua cumprindo com o seu papel de atrair clientes.


O que mudou foi a maneira de oferecer essas promoções. Hoje, os cupons de descontos são o carro chefe das campanhas de grandes marcas.


Você também pode oferecer esses tão desejados cupons! Para começar, tenha noção dos seus gastos e orçamento, caso seja apertado ainda, comece oferecendo pequenos valores, como 10%. Já é o suficiente para atrair clientes.


Outra ação que apresenta bons resultados são os programas de fidelidade em que o cliente tem vantagens reais ao comprar sempre de você. Isso faz com que a sua empresa se torne uma oportunidade atraente e frequente.


Dica 6 - Faça parcerias


Estratégias de cooperação são sempre saídas inteligentes para a sua empresa.

Quando você estabelece uma parceria com outro empreendimento, automaticamente vai dobrar o seu alcance e atrair clientes que antes não estavam no seu radar.


Um exemplo de parceria de sucesso pode ser feito entre uma loja de brinquedos e uma empresa de balas, pirulitos e doces em geral.


O público dessas empresas é parecido, no entanto, essa aliança estratégica beneficiará os dois negócios.


O primeiro vai sair ganhando pois mais crianças irão querer ir na loja para ganhar doces, a segunda pois um grande número de pessoas vai atestar a qualidade dos seus produtos e desejar comprá-los sempre.


Dica 7 - Faça eventos


Os eventos são fundamentais para o seu network, pois você estará lidando com profissionais de outras áreas e construindo a presença da sua marca no mercado, logo, vai atrair mais clientes.


Além de estar presente nas redes, as pessoas também valorizam a presença física de uma empresa.


Ótimas opções desses eventos são as palestras e workshops, uma vez que eles mostram que você tem a oferecer conteúdos importantes, interessantes e tem propriedade sobre o assunto.


Estude todas essas técnicas e coloque em prática aplicadas às suas necessidades específicas do seu negócio. Com isso, você poderá atrair clientes com muito mais propriedade!

15 visualizações0 comentário