• Lincon Beraldo

Orçamentos pelo WhatsApp

Não é novidade para ninguém que, atualmente, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Ele está presente na vida de 1,3 bilhão de pessoas - principalmente dos jovens - em 128 países, com mais de 60 bilhões de mensagens e 1,6 bilhão de fotos enviadas por dia. No Brasil, a popularidade dessa ferramenta é assustadora (no bom sentido, é claro): 97% dos smartphones têm o WhatsApp baixado!





O Whats com certeza também é uma das maneiras mais democráticas de se comunicar:

- É gratuito;

- permite conversas com a periodicidade desejada;

- vai além do texto e também permite o compartilhamento de imagens, vídeos, áudios, GIFs e arquivos;

- é uma ferramenta prática e fácil de manusear;

- e muitos planos de internet para celular sequer cobram pelo uso do aplicativo, o que faz com que o usuário não precise se preocupar com limitações para usá-lo!


Com todas essas informações, não dá pra negar que o WhatsApp é o lugar onde seus clientes estão, então também é o lugar onde sua empresa deve estar!


Muitos empreendedores, no entanto, ainda têm dúvidas sobre como usar o WhatsApp para captar, conquistar e fidelizar seus clientes. Você sabe o que é indispensável para um bom atendimento utilizando este aplicativo? Vamos falar sobre isso neste artigo!


Use o WhatsApp Business


Nessa modalidade do aplicativo, você pode ter um controle maior do seu processo comercial, adicionar etiquetas às conversas para saber em qual etapa da venda está cada cliente, além de poder colocar o catálogo dos seus produtos no seu perfil. Com ele, você também evita o risco de perder as conversas com clientes no meio das suas mensagens pessoais (acredite, muitas pessoas perdem a venda por causa de detalhes como esse!).


Faça do WhatsApp parte do seu processo de vendas

O WhatsApp precisa fazer parte do seu processo de vendas - que deve ser sólido e bem estruturado! Evite usar o WhatsApp apenas de vez em quando. Faça dele uma parte importante e indispensável da comunicação com seus clientes.


Estude e conheça seu público-alvo

Algumas empresas têm personas definidas, mas em muitos casos, o cliente pode ter diferentes perfis. É muito importante que você conheça seu cliente (saiba sua idade, onde mora, qual sua classe social, etc) para adequar a linguagem que vai ser utilizada nesse processo individual. Você provavelmente não vai utilizar uma gíria jovem com um cliente mais velho, e vice-versa. Saber estabelecer essa comunicação efetiva faz parte do bom atendimento e também fideliza clientes, afinal, eles vão se identificar com você.



Evite enviar o orçamento de cara para o cliente

Procure entender mais sobre o que ele está buscando, fale sobre o valor do seu trabalho e do produto que você oferece! Por exemplo: se você for um fotógrafo, fale para o cliente sobre a importância de guardar boas recordações dos momentos com a família, com os filhos... Assim, ele vai entender o quão rico - no sentido simbólico - é aquilo que você oferece. Isso também é um gatilho mental para as suas vendas! Antes de enviar o orçamento, também agradeça pela procura, pela preferência e pergunte onde ele encontrou seu trabalho (aqui você pode descobrir que está sendo indicado e recomendado!). Isso estabelece um contato mais humano com a pessoa do outro lado da tela e não deixa sua comunicação “robotizada”.



Não demore para responder

O WhatsApp é descrito como um aplicativo de mensagens instantâneas, ou seja: comunicação rápida. Portanto: não demore para responder seus clientes! Mesmo se não estiver em seu horário de expediente, programe mensagens instantâneas especificando os horários em que você está disponível, agradeça o contato e nunca esqueça de responder assim que puder!










Tenha estratégias de remarketing

O que fazer quando o cliente pede o orçamento e some? Não se desespere - é mais normal do que você pensa. Mas não é bacana ficar bombardeando seu cliente com mensagens de “E aí?”, “Vai querer?”, “Já tem uma resposta?”. O ideal é abordá-lo de uma forma sutil e educada, com mensagens como “Oi, fulano! Tudo bem? Te mandei um orçamento do produto x no dia tal, o arquivo chegou certinho? Você conseguiu dar uma olhada?” e deixar que o cliente dê sua resposta. Você também pode usar gatilhos mentais como escassez: “Oi, fulano! Te mandei um orçamento do produto x no dia tal, o arquivo chegou certinho? Você conseguiu dar uma olhada? Nossos clientes adoraram o produto, e isso está fazendo com que fiquemos com um estoque limitado. Caso você ainda se interesse, não deixe de me dar um toque por aqui, certo?”


Seja sempre educado!

Parece óbvio, mas muitas pessoas mandam mensagens sem sequer dar “bom dia”. Agradeça sempre, peça desculpas se necessário e coloque-se à disposição. Isso pode fazer uma diferença enorme na forma como os clientes enxergam você e o seu negócio! Não se esqueça de incluir termos como “bom dia”, “tudo bem?” e “obrigado!” também nas suas mensagens automáticas, como você já viu nos exemplos anteriores.


Agora que você conhece algumas boas práticas de atendimento pelo WhatsApp, que tal incorporá-las ao seu dia-a-dia? Você pode começar agora mesmo, mudando sua forma de abordar seus clientes, enviando mensagens mais informais e humanizando sua empresa pela tela do celular!


E se você está à procura de um treinamento completo que ajuda a impulsionar as vendas do seu negócio utilizando apenas o WhatsApp, faça parte do WHATSAPP LUCRATIVO!



150 visualizações0 comentário