• Lincon Beraldo

Como a prova social pode te ajudar a vender mais no WhatsApp


Foto: Cristian Dina / Pexels


O que é a prova social?


A prova social é uma evidência sobre a qualidade de seu produto ou serviço produzida por um cliente. Sabe aquele comentário em suas redes sociais, a mensagem de agradecimento no pós-venda e até o número de seguidores que o seu negócio possui nas redes sociais? Então, são formas de prova social.


Vamos te explicar como a prova social pode te ajudar a vender mais, os tipos de prova social e ainda te damos 3 dicas de como usar a prova social no WhatsApp para impulsionar o seu negócio.


Por que a prova social pode te ajudar a vender mais?


A prova social pode te ajudar a convencer um cliente a fechar o negócio. A recomendação de uma pessoa de referência e uma avaliação positiva te ajudam no processo de persuasão e vendas.


A prova social vai gerar reputação e transparência para o seu negócio. Os potenciais clientes vão conhecer as experiências de seus atuais e antigos clientes.


Quais são os tipos de prova social?


Existem diferentes tipos de prova social. Você pode, por exemplo, fazer um outdoor ou material gráfico de marketing com a avaliação de clientes. Mas, as ferramentas digitais oferecem diversas funcionalidades que podem ser utilizadas como prova social. Listamos seis tipos de prova social que vão te ajudar a vender mais.


1 - Sistemas de avaliação

As ferramentas de avaliação disponibilizadas em algumas redes sociais e aplicativos são um recurso de prova social.


2- Comentários

Os comentários em suas redes sociais também são um espaço para prova social. Fique sempre atento aos comentários e interaja com a sua audiência,


3 - Depoimentos

Você também pode pedir para que um cliente fidelizado envie um depoimento sobre o seu serviço ou produto. Sempre informe que você usará o depoimento em suas redes sociais, sites e materiais de vendas.


4 - Caso de sucesso

Sabe aquele cliente que teve a vida ou negócio impactado por seu produto ou serviço? Peça para que ele conte o caso de sucesso para que você possa utilizá-lo em suas redes sociais, sites e materiais de vendas.


5 - Opiniões de pessoas de referência do nicho

Uma alternativa é fazer parcerias com pessoas que são referência no seu nicho. Se você vende roupas de ginástica, por exemplo, pode enviar o seu produto para profissionais de educação física ou influencers do ramo fitness. É importante que você converse e negocie sobre a produção de depoimentos e prova social sobre o seu produto.


6 - Seguidores, visitantes e engajamento

Os números de seguidores, visitantes e engajamento em suas redes sociais e site também são uma prova social. Um negócio com mais seguidores parece ser mais confiável que outro.


3 maneiras de usar a prova social no WhatsApp para vender mais


O WhatsApp é uma ferramenta de vendas e de relacionamento. Sabe aquele feedback positivo que você recebeu no pós-venda? Peça permissão para compartilhar.


O WhatsApp Status é um ótimo recurso para usar prova social para vender mais. Nesse post explicamos tudo sobre a ferramenta. Que tal alinhar as dicas sobre prova social e WhatsApp Status?


Listamos 3 maneiras de usar a prova social no WhatsApp para vender mais.


1. Incentive depoimentos

Você precisa incentivar seus clientes a enviarem depoimentos. Uma maneira simples e pouco invasiva é fazer as perguntas certas. O pós-venda é um momento importante de feedback, aproveite para pedir opinião sobre seu atendimento, produto ou serviço. Além de usar as informações para melhorar os seus processos, você pode utilizá-las como prova social. Importante: só compartilhe o conteúdo com autorização do cliente.


2. Ative as ferramentas de avaliação

As ferramentas de avaliação são um excelente recurso para prova social. Uma boa avaliação pode ser utilizada como argumento no momento da venda.


3. Compartilhe as provas sociais geradas por seus clientes

Você precisa compartilhar a avaliação e o conteúdo gerado por seus clientes em seus conteúdos de marketing social. Uma estratégia são números e informações sucintas e objetivas. Exemplos: “Mais de 1.000 unidades vendidas”; ou “Avaliação máxima nas redes sociais”.


Quer saber como usar o WhatsApp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.

29 visualizações0 comentário