• Lincon Beraldo

Case de sucesso: Tri-Joia



Sempre escrevemos aqui no blog sobre estratégias e técnicas específicas de vendas por WhatsApp, mas como podemos falar de vendas por WhatsApp como um projeto mais amplo para a sua empresa?


Pensando nisso, começamos a compartilhar cases de sucesso dos nossos clientes. A ideia é mostrar casos reais de como o WhatsApp impulsionou negócios.


Hoje, vamos apresentar como a nossa consultoria mudou o modo de vender pelo WhatsApp da Tri-Joia, rede do Rio Grande do Sul.


O cliente


A Tri-Joia foi fundada em 1975 no Rio Grande do Sul. Além de lojas físicas em várias cidades, a rede possui sua loja virtual, a Tri-Joia Shop, desde 2013. A empresa trabalha com vendas de óculos, relógios e joias de marcas nacionais e importadas.


O desafio


No caso da Tri-Joia, o desafio era automatizar as vendas por WhatsApp. As 7 lojas da rede funcionavam com atendimento manual.


Não havia padrão de atendimento. Os colaboradores não conseguiam identificar gargalos e nem acompanhar a evolução dos leads. Além disso, o volume de atendimentos era alto.

A estratégia


A nossa consultoria focou em dois pilares: a utilização de softwares de atendimento, para automatizar os processos e ganhar agilidade; e o treinamento dos colaboradores, para garantir a qualidade em todos os atendimentos.


O processo


Primeiro, implementamos a nossa metodologia na loja matriz. Depois, fizemos os testes, identificamos gargalos e adaptamos as estratégias. Para finalizar, aplicamos o modelo e o treinamento em outras unidades da rede.


Foram 60 dias de consultoria e duas visitas à empresa. Trabalhamos com profissionais em 7 lojas físicas da rede Tri-Joia. Viajamos para Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz, Parobé, Igrejinha e também para outras cidades.


Iniciamos o processo de implementação de softwares de sistema de atendimento para o gerenciamento das vendas por WhatsApp da Tri-Joia. Optamos por dois softwares: o Syngoo.talk, para automatizar o atendimento via whatsapp; e o Piperun, para registrar as atividades do time comercial.


Depois, a nossa consultoria se dedicou ao treinamento dos colaboradores da rede Tri-Joia, tanto para uso das ferramentas, quanto para as técnicas de vendas e atendimentos com o cliente final, garantindo a qualidade no processo.


Com o nosso treinamento os colaboradores passaram verificar a evolução dos leads qualificados, conseguem detectar os leads que não evoluem no funil de vendas e sabem quais estratégias adotar em cada caso. Através da análise das métricas, o time da Tri-Joia também identifica as demandas dos clientes e propõe melhorias para o negócio.


Resultados


O aumento no número de vendas comprova o sucesso da nossa consultoria. Em março de 2021, a rede vendeu 54,33% a mais. Em abril de 2021, o crescimento foi de 61,52%.


Durante a implementação da nossa metodologia, a receita da Tri-Joia cresceu 13%.


Os colaboradores aprenderam a acompanhar a evolução dos clientes no funil, o que gerou mais conversões e, consequentemente, mais receita para a empresa.


Veja o depoimento do Jefferson, gerente de negócios online da rede Tri-Joia.



Utilizar o WhatsApp como canal de vendas deve ser encarado como um projeto. Técnicas e estratégia esporádicas te ajudam a vender mais, mas para mudar de vez o seu negócio, treinamentos e consultorias especializadas são o caminho do sucesso.


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar a sua empresa? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

24 visualizações0 comentário