• Lincon Beraldo

Entenda os motivos que podem banir a sua empresa do Whatsapp


Foto: Anton/Pexels


O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para otimizar as suas vendas, mas como qualquer aplicativo, suas regras devem ser seguidas pelos usuários da plataforma. O WhatsApp pode encerrar e banir da plataforma qualquer organização por violação de seus termos e políticas de uso.


Para continuar utilizando o WhatsApp Business sem preocupação, explicamos as regras do aplicativo para você entender os principais motivos que podem banir a sua empresa.


Entenda as diretrizes do WhatsApp


1 - Não engane o cliente


Forneça informações corretas sobre a sua empresa no perfil do WhatsApp Business. Manter as informações de endereço, e-mail, número de telefone e site atualizadas é fundamental para a transparência de seus negócios.


2 - Cuidado ao entrar em contato com o cliente


A política do WhatsApp Business é clara: só entre em contato com o cliente que deseja ser contactado. Não surpreenda o cliente com uma mensagem inesperada, isso pode ser considerado spam.


Certifique-se que o seu cliente concorda em ser contactado via WhatsApp. A sua equipe de vendas só pode enviar mensagem aos clientes que forneceram os seus números de celular.


Seja respeitoso, atenda aos pedidos de bloqueio e descontinuidade feitos por usuários. Caso um cliente solicite não receber mais mensagens de sua empresa via WhatsApp, remova-o da lista de contatos.


3 - A importância da adesão


Ao entrar em contato com o cliente explicite uma opção de adesão. É importante que o cliente confirme que deseja receber as suas mensagens via WhatsApp.


4 - Atenção aos tipos de mensagens


Uma conversa com cliente pelo Whatsapp Business pode ser iniciada de duas maneiras: pela sua empresa ou pelo cliente. A sua empresa só pode iniciar conversas com clientes por meio dos Modelos de Mensagens aprovados pelo Whatsapp, que são tarifados e pré-analisados. Se o cliente inicia a conversa, abre-se uma janela de 24 horas após a última mensagem enviada pelo cliente. Nessas 24 horas é permitido o envio de mensagens de publicidade, marketing ou promocionais.

Caso seja necessário fornecer outras opções de atendimento ao cliente, o WhatsApp Business permite as seguintes opções de escalação: conversa direta com vendedor (agente humano); chamada telefônica; mensagens de e-mail; atendimento via web através do site da empresa; visitas à loja; e formulário de ajuda.

5 - Aproveite a janela de 24 horas

Fora da janela de 24 horas você só pode enviar mensagens usando os Modelos de Mensagem pré-aprovados, pelos quais são cobradas tarifas.


6 – Proteja os dados dos seus clientes


Você está lidando com os dados de seus clientes, esteja atento e proteja essas informações.


Não divulgue ou solicite informações financeiras e pessoais, como número de cartão de crédito ou de documentos de identidade.


Entenda que a conversa com o cliente é confidencial, não compartilhe ou encaminhe as informações para outros clientes.


Os dados obtidos através do WhatsApp devem ser utilizados somente para o suporte necessário à troca de mensagens. Não utilize os dados para outras atividades.


Em países cuja lei limita a distribuição de informação de saúde e de medicina por canais compatíveis, o WhatsApp não permite a utilização do aplicativo para fornecimento de telemedicina ou de envio de informações de saúde.


Além das diretrizes do WhatsApp Business, conheça a Lei Geral de Proteção de Dados para entender suas responsabilidades.


Agora que sabemos quais são as diretrizes do Whatsapp, vamos entender quais ações podem fazer com que sua empresa seja banida.


Motivos que podem banir a sua empresa do WhatsApp


As políticas do WhatsApp Business também proíbem e restringem algumas práticas. Listamos os motivos que podem banir a sua empresa do aplicativo.


- Cuidado no atendimento! O WhatsApp pode banir empresas que recebem feedbacks negativos em excesso. Também podem ter o acesso restringido as organizações que causam danos ao WhatsApp ou aos usuários do aplicativo. Por isso, atenção aos termos e políticas de uso da plataforma.


- Atenção à Política Comercial do WhatsApp Business. Empresas que utilizam a plataforma para venda de produtos ou serviços devem obedecer às diretrizes estipuladas.


- É proibido o envio de mensagens em massa de forma não autorizada.


A lista de proibições também inclui algumas regras básicas


- É proibida a utilização do WhatsApp Business para práticas ilícitas. Estão incluídas na lista atividades que causam dano físico, financeiro ou de qualquer outra natureza a pessoas, empresas ou animais.


- É vedada a discriminação de pessoas devido a raça, etnia, cor, nacionalidade, cidadania, religião, idade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, status familiar, estado civil, deficiência ou condição médica ou genética e demais características pessoais.


- As mensagens não podem incluir conteúdo ofensivo.

Importante! O WhatsApp pode atualizar as suas diretrizes e políticas sem aviso prévio. Fique atento para poder utilizar a plataforma da maneira mais adequada aos seus negócios.


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar seu negócio!


texto: Daniele Seridório

106 visualizações0 comentário