Lincon Beraldo
Explicamos como o CRM pode ajudar a impulsionar as SUAS vendas no WhatsApp
Atualizado: 3 de jan. de 2022

Foto: Liza Summer / Pexels
O CRM é uma automação de gestão comercial que pode impulsionar os seus negócios. CRM é sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Neste post vamos te explicar o que é CRM e como ele pode te ajudar a vender mais com o WhatsApp
O que é CRM?
O CRM é uma ferramenta que integra em um lugar só todos os leads (contatos que estão na sua base) possibilitando a gestão do processo comercial desde o momento em que o lead demonstra interesse pelo produto ou serviço, até a finalização da venda. E o mais importante, também permite a avaliação dos leads que não fecharam negócio. Assim, você consegue identificar erros e adequar o seu processo de vendas.
Por que o CRM pode te ajudar a vender mais?
O CRM otimiza o processo, controla todo o funil de vendas e reúne as informações obtidas durante a negociação. A automação organiza todas as informações obtidas durante a venda e permite a realização de diferentes ações sem sair da plataforma.
O CRM ordena o seu processo comercial. Além disso, o gestor consegue acompanhar e ter uma visão do todo. Os dados de leads, conversão e vendas são disponibilizados em relatórios.
Dessa forma, você não perde os dados dos seus leads e clientes durante o processo e sua equipe comercial fica mais eficiente.
Importante!
O CRM não vai te ajudar a criar leads. Para isso, use as suas estratégias de marketing e as dicas de como captar contatos para o seu WhatsApp.
As vantagens de usar o CRM integrado ao WhatsApp
O WhatsApp é uma excelente ferramenta de vendas, e o sucesso vai depender do uso adequado do aplicativo. Integrar o seu processo de vendas por WhatsApp a um CRM é um dos primeiros passos.
O WhatsApp Business permite essa integração. Diversas empresas oferecem serviço de automação CRM integrado ao WhatsApp. O CRM integrado ao WhatsApp alimenta o seu funil de vendas com contatos e informações. Você consegue fazer isso com o Piperun CRM RDstation.
Mas, pequenas empresas, com equipes reduzidas, podem não precisar da contratação serviço. A boa notícia é que você também pode usar o WhatsApp Business aliado à estratégias de CRM. Explicamos quatro estratégias de organização para organizar o WhatsApp da sua empresa.
Como usar CRM no WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão do aplicativo pensada especialmente para negócios. O WhatsApp Business possui recursos diferenciados que auxiliam no processo de vendas que podem ser utilizados como um CRM. Listamos quatro dicas para você organizar o seu WhatsApp Business usando estratégias de CRM.
1 - Utilize etiquetas para a organização
Os marcadores do WhatsApp Business te ajudam a organizar a caixa de mensagens. Você pode usar os marcadores para contatos e mensagens. Alguns exemplos:
Novo cliente
Amostra enviada
Pagamento pendente
Pedido efetuado
Revendedor
2 - Use listas de transmissão
A lista de transmissão permite o envio da mesma mensagem para vários contatos individualmente. Você pode utilizar a lista de transmissão para divulgar ofertas, por exemplo.
3 - Crie uma mensagem de saudação automática
O WhatsApp é um aplicativo que exige instantaneidade, mas, dependendo da demanda, fica difícil responder todos os clientes com rapidez. Por isso, crie mensagens de respostas automáticas para um primeiro contato. Para ativar o recurso clique em configurações> configurações comerciais> mensagem de saudação.
4 - Crie uma mensagem ausente
Mensagens ausentes são enviadas quando você não pode atender o seu cliente naquele momento. Você consegue configurar o envio para horários específicos e feriados, por exemplo. Assim, o seu cliente entende o motivo pelo qual a resposta está demorando. Para ativar o recurso clique em configurações> configurações comerciais> mensagem ausente.
O seu negócio também pode ter necessidades específicas de CRM. Nós podemos te ajudar!
Quer saber como usar o WhatsApp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.
Texto: Daniele Seridório