• Caio Moretti

Como Manter seu Time de Vendas Motivado o Mês Inteiro?

Motivação é a arte de levar pessoas a fazerem o que você quer que elas façam porque elas querem fazê-lo”. Dwight D. Eisenhower


Apesar de ser desafiador, é possível manter sua equipe de vendas motivada todo o mês.


Por mais que os desafios e até mesmo fracassos façam parte do dia a dia de qualquer vendedor, todos os membros do seu time podem manter um bom ritmo e entregar resultados incríveis.


Quer saber como fazer isto? Então confira as próximas linhas.


Seja Realista e Não dê um Passo Maior que a Perna


Uma das coisas que mais desmotiva qualquer equipe de vendas é colocar metas que sejam impossíveis de serem cumpridas.


Quando começamos o dia, não queremos ser surpreendidos por um desafio que não somos capazes de superar, não é verdade?


Da mesma forma, coloque isso em mente quando for estabelecer metas diárias, semanais e mensais para sua equipe.


Cada meta batida é uma dose a mais de motivação para sua equipe, e toda vez que isso acontece, seus vendedores sentem que estão no caminho certo e continuam motivados.


Reuniões são Importantes no Momento Certo


Fazer reuniões diárias ou semanais durante o mês é uma excelente maneira de entender como está a motivação de seus vendedores.


Nestas ocasiões, foque em apresentar resultados e mostrar se o trabalho deles está dando certo, ou se é necessário fazer ajustes.


Você também pode aproveitar e, junto com seu time, estabelecer outras metas para serem cumpridas nos próximos dias ou semanas.


Um ponto importante: estabeleça um tempo máximo para que esses encontros sejam realizados, deixando claro para todos os participantes o que será discutido naquela reunião.


Cada um tem seu Ritmo: Saiba Respeitar


Por mais que todo seu processo de vendas esteja bem definido, cada vendedor irá atuar de maneira individual, no seu próprio ritmo.


Por exemplo, um de seus vendedores prefere fazer ligações de acompanhamento e pós-venda pela manhã, deixando para fazer prospecções e outras atividades no período da tarde.


Se ele consegue realizar estas tarefas desta forma, e ainda assim bater as metas de venda estipuladas no mês, então deixe que ele continue seguindo esta metodologia.


Faça com que cada membro do time de vendas sinta que tenha autonomia e liberdade para realizar suas atividades, desde que eles entreguem resultado.


Onde há Conversa, há Acordo


Estar aberto a ouvir novas ideias e soluções e ter disposição para ajudar os colaboradores que apresentarem alguma dificuldade durante o processo de venda é mais do que motivador.


É algo que precisa fazer parte da sua cultura de trabalho!


Nem sempre seus vendedores estarão nos seus melhores dias: problemas pessoais e até mesmo de saúde podem impactar negativamente nos seus resultados.


Por isso, mantenha sempre um canal aberto para diálogo, e tenha real interesse por cada um do seu time de vendas.


Treinar, treinar, treinar


Aprender, ser desafiado e conquistar novos conhecimentos: tudo isso faz parte do combo que o nosso cérebro precisa para se sentir motivado a continuar um caminho.


Investir no ensino de técnicas de venda, comunicação e negociação é, com certeza, um bom negócio a se fazer.


Além de aprender dicas valiosas que vão tornar o trabalho de cada membro da equipe melhor, fornecer treinamentos mostra ao time que a empresa está interessada na melhora de quem está ali dentro.


Você também pode implementar um programa de coaching de vendas na empresa, que tem como objetivo oferecer o suporte necessário para todos os seus vendedores se desenvolverem, a partir de um aprendizado contínuo que tenha como foco promover melhoria de desempenho.


A motivação, como você pode imaginar, não é algo que se conquista hoje e que dura para sempre.


Mas seguir estes princípios pode com certeza, fazer com que ela esteja sempre presente no dia a dia de seu time de vendas.


Seu time também pode ter o gás que precisa todo mês através do incrível método que desenvolvi, acelerando 50 dias de evolução comercial em apenas 5.


13 visualizações0 comentário