• Lincon Beraldo

WhatsApp vs. Telegram: qual é o melhor aplicativo para vender?


Foto: Alok Sharma / Pexels


As vendas por aplicativo e internet podem ser feitas por diferentes canais. Aqui no blog, ajudamos a sua empresa a conhecer as funcionalidades para vender mais pelo WhatsApp. Mas aplicações concorrentes também tem seus diferenciais. Uma delas é o Telegram.


Assim como o WhatsApp, o Telegram também é um aplicativo de mensagens instantâneas O Telegram possui algumas funcionalidades que podem ser utilizadas para vendas.


Neste post, comparamos as funcionalidades do WhatsApp e do Telegram para responder à pergunta: qual é o melhor aplicativo para vender?


WhatsApp vs. Telegram


Grupos

Os dois aplicativos permitem a criação de grupos. Enquanto no WhatsApp o grupo pode ter até 246 participantes, no Telegram o limite é 200 mil participantes. Em alguns casos pode até ser vantajoso um grupo muito grande, mas caso a sua empresa seja média ou pequena, um atendimento mais personalizado pode ser o diferencial.


A estratégia que indicamos é usar grupos do WhatsApp para vender mais. Você pode criar grupos mais nichados, cada um com um objetivo específico. Nesse post explicamos como usar grupos do WhatsApp para vender mais.


Inbound marketing

Uma vantagem do WhatsApp é o WhatsApp Status. O WhatsApp Status pode ser utilizado como estratégia de inbound marketing. Use a funcionalidade para produzir conteúdo sobre o seu produto ou serviço. Falamos aqui como usar o WhatsApp Status para impulsionar os seus negócios.


Versão Web e Desktop

WhatsApp e Telegram podem ser utilizados em computadores. A desvantagem do WhatsApp é que ele funciona sincronizado com o celular. Então, caso o aparelho esteja sem bateria, o WhatsApp Web ficará desconectado. Por outro lado, o WhatsApp Web permite a realização de chamadas de áudio e vídeo.


Versão Business

Diferentemente do Telegram, o WhatsApp oferece uma versão do aplicativo desenvolvida especialmente para empresas e vendedores: o WhatsApp Business. Além disso, a aplicação WhatsApp API, para grandes e médias empresas, possibilita o uso de chatbots.


A base de clientes

Usando o WhatsApp para vender você tem o potencial de atingir mais clientes. Segundo dados do próprio WhatsApp, mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países usam o aplicativo. No Brasil, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares.


O Telegram está em 45% dos celulares brasileiros e tem 500 milhões de usuários ativos mensais, segundo apuração do portal Olhar Digital.


A grande vantagem do WhatsApp é a base de usuários. Usando o WhatsApp para vender você tem o potencial de atingir mais clientes. Afinal, o cliente é o centro do processo de vendas. Se o seu canal de vendas não chega até o cliente, de nada adianta as diferentes funcionalidades de automação.


Além disso, o WhatsApp também possui diferentes ferramentas de otimização de vendas e ainda pode ser integrado a diferentes softwares para impulsionar esses processos.


Quer entender como o WhatsApp vai alavancar os seus negócios? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

14 visualizações0 comentário