• Lincon Beraldo

WhatsApp Pay vs. Pix: qual é a melhor opção de pagamento para vendas no WhatsApp


Foto: Karolina Grabowska / Pexels


WhatsApp Pay e Pix são formas de pagamento que facilitam a venda por WhatsApp. A transferência é instantânea e não há custo adicional para o cliente.


Mas, você sabe quais as vantagens e desvantagens do WhatsApp Pay e do Pix para vendas no WhatsApp?


Neste post vamos explicar como funciona cada forma de pagamento e te ajudamos a escolher a melhor opção para o seu negócio.


Pix


O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central. O sistema possibilita transferências instantâneas, gratuitas e a qualquer momento. Diferentemente do TED e DOC, o Pix funciona fora do horário bancário e aos finais de semana e feriados.


O pagamento é processado pela chave Pix. Você pode escolher entre o seu CPF, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória como chave Pix.


Para realizar transações, você só precisa informar a chave Pix de quem vai receber o pagamento.


O cadastro da chave Pix deve ser realizado no banco. Você pode registrar chaves Pix em diferentes contas bancárias, mas não pode optar pela mesma chave em instituições diferentes.


Como forma de pagamento para vendas por WhatsApp, o Pix tem a vantagem de uma grande base de clientes. Segundo apuração do Poder360, até março de 2021, já haviam sido registradas mais de 206 milhões de chaves Pix. Essas chaves pertencem a mais 80 milhões de usuários, sendo 75,6 milhões de pessoas físicas e 5 milhões de pessoas jurídicas. Só em março de 2021, o Pix movimentou quase 400 milhões de reais.


A desvantagem do Pix como forma de pagamento para vendas por WhatsApp é que o cliente precisa sair da plataforma para realizar o pagamento. Além disso, algumas instituições financeiras cobram taxas sobre o Pix para contas jurídicas.


WhatsApp Pay


O WhatsApp Pay possibilita o envio e recebimento de dinheiro através do chat do aplicativo. As transações são permitidas na modalidade débito, o dinheiro sai da conta de quem paga e cai na conta de quem recebe.


O WhatsApp Pay também funciona 24 horas e em todos os dias do ano.


O cadastro do WhatsApp Pay é feito no próprio WhatsApp. Ensinamos aqui como cadastrar as informações de seu cartão de débito no aplicativo.


A vantagem do WhatsApp Pay é que o pagamento é realizado no chat com o cliente, não é necessário sair da plataforma. Além disso, não há o compartilhamento de informações bancárias para o processamento, o cliente só precisa aceitar o pagamento na mensagem.



Porém, por ainda ser uma funcionalidade nova, é provável que a base de clientes seja pequena. O WhatsApp Pay está funcionando no Brasil há menos de um mês e ainda não há informações oficiais sobre número de usuários.


Outra desvantagem é que a aplicação está disponível somente para contas não comerciais. Usuários do WhatsApp Business têm que esperar mais um pouco.


Afinal, qual é a melhor opção de pagamento para vendas no WhatsApp?


Por enquanto, o ideal é ter as duas formas de pagamento e deixar a opção para o cliente. Mas, conforme a base de clientes do WhatsApp Pay aumentar, a facilidade da funcionalidade pode bater o Pix.


Quer saber mais sobre como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo