• Amanda Alves

Você tem um plano de desenvolvimento?


Todas as pessoas - sem exceção - possuem sonhos, desejos e ambições, sejam elas bem definidas ou não, estando no imaginário ou já se tornando realidade. Somos seres humanos, e seres humanos desejam o sucesso por natureza.


Algo que eu e você sabemos é que nada vai cair do céu, seja na vida pessoal ou no mundo dos negócios. Em tudo é necessário traçar um planejamento dividido em etapas, ao qual muitos especialistas chamam de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). É ele quem vai mapear a sua carreira, vendedor, pelos próximos anos até o sucesso.


Você começa o seu PDI respondendo as seguintes perguntas:


Quais são os seus sonhos?

O que você precisa fazer para chegar lá? O que será necessário aprender?

Em quanto tempo você quer realizá-los?

Quem estará ao seu lado?



Essas perguntas criam um norte a ser seguido quando pensamos em nossa carreira profissional. Afinal, se você precisa estruturar metas e planejamento para criar um ciclo de vendas, com certeza você também precisa elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual para atingir os objetivos profissionais de longo prazo.



O que é Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?



O PDI é um planejamento simples, estratégico e palpável, que te auxilia a crescer e se desenvolver com consistência dentro do mercado de trabalho ou na vida pessoal. Pense nele como um mapa que te auxilia a chegar no seu destino. Ele deve ser claro, objetivo e personalizado, com etapas tanto de curto prazo (diária), médio prazo (mensais e anuais) e longo prazo (10+ anos). Cada pequena tarefa realizada dentro do seu PDI deve te aproximar do resultado desejado


O PDI te auxilia a cumprir e enxergar quais tarefas e habilidades são necessárias em cada fase do planejamento. Por exemplo, em cinco anos você pretende ter um cargo de gerência, mas já pensou em quais habilidades precisa aprender para isso? Quais metas precisa bater? Qual caminho deve ser traçado?


Diferentemente do plano de carreira, o PDI está focado nos seus objetivos, e o ideal é que você esteja em um trabalho que te ajude a realizá-los. Você pode pensar em PDI autônomo ou em PDI com a empresa.


Se você for empresário, é provável que o seu PDI e plano de carreira estema sinergicamente relacionados. Uma dica que eu sempre dou é: procure colaboradores que tenham PDI ambiciosos e que se alinhem ao plano de carreira que a sua empresa oferece, isso aumenta ainda mais a conexão entre os elos e direciona os esforços para um crescimento acelerado e em conjunto.



Qual é a importância do PDI?



Além de um guia para cada decisão, o PDI é uma motivação para as tarefas diárias. Ter um plano claro e detalhado te livra da dispersão, economiza tempo e ajuda a alcançar os seus objetivos com menos erro e mais velocidade. É claro que terão momentos de dificuldade onde o planejamento precisará ser alterado, porém, o PDI fornece a flexibilidade necessária para isso. O PDI é a disciplina dentro de toda organização, e disciplina é liberdade. Imprevistos e rotas são recalculadas com mais eficiência.


Dito tudo isso, vamos montar o seu PDI? Eu separei em 3 etapas simples para você:



As 3 etapas para montar o seu Plano de Desenvolvimento Individual


1. Tenha mais de um objetivo



Você pode pensar em um objetivo principal (longo prazo), que será alcançado em 10 anos, mas pense em pequenos objetivos (curto e médio prazo) que podem ser conquistados no caminho. Essas vitórias precisam ser comemoradas e te dão um gás a mais para seguir em frente buscando o objetivo principal.


Pode até parecer contra prudente, mas não deixe de ter esses objetivos secundários.




2. Identifique os seus pontos fortes e os que precisam de desenvolvimento



Quais são as soft e hard skill necessárias para alcançar esses objetivos? Quais dessas você domina? Quais precisam ser aprimoradas? O autoconhecimento te auxilia a traçar um plano de ação para desenvolver todas essas habilidades, essenciais para atingir o seu objetivo.



Você pode procurar cursos, palestras e treinamentos que vão te ajudar. Inclua essas de formação no seu PDI.



3. Trace um plano de ação


Coloque os objetivos e etapas no papel, trace caminhos e planos para executá-los, principalmente respondendo às perguntas:


Qual é o meu objetivo?


Por que eu quero alcançá-lo?


Quando quero alcançá-lo?


O que eu preciso aprender para alcançá-lo?


Precisarei do auxílio de alguém?


Quanto preciso investir para alcançar esse objetivo?



Tenha sempre em mente os 5Qs: O quê? Por que? Quando? Quem? Quanto?



É provável que um PDI de 5 anos inclua mais de uma etapa, e tudo bem. O importante é segmentá-las conforme a realização do seu sonho, ambição e desejos de crescimento. Seguindo o PDI com maestria você alcança o sucesso.




Você tem PDI? Já pensou em como a sua empresa está incluída em seu PDI? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo