• Amanda Alves

Você não vende energia solar


Foto de Los Muertos Crew - Pexels



Você não vende energia solar


E quanto mais cedo o vendedor souber disso, melhor. Porque é assim que ele forma um pitch campeão e consegue fechar mais vendas.


Calma, vem comigo e você vai entender tudo bem direitinho.



Se não vendemos energia solar, o que vendemos afinal?


Você vende sustentabilidade ecológica, economia financeira e, também, status. É isso o que precisa ser comunicado para o seu cliente final. São essas vantagens que vão fazer ele se apaixonar e desejar comprar contigo.


Olhe, um bom exemplo aqui: o seu cliente não quer saber se ele vai economizar 150kWh por mês porque esse número não é familiar para ele, mas…


Agora diga que ele vai pagar até 95% menos na conta de energia mensal, ou melhor, que ele vai economizar um dinheiro, todo mês, que ao final do ano vai conseguir pagar uma viagem incrível para ele e os filhos.


Os clientes são fisgados pelo benefício, não pelo processo. E o vendedor que entende isso consegue desenvolver uma abordagem efetiva nas vendas.



Mas Lincon, como ficam as especificações e demais pontos técnicos na hora de uma venda? Você aborda sim, com certeza, afinal precisamos comunicar tudo ao nosso cliente. Só que essa abordagem não é logo no primeiro contato e nem nos seguintes. Elas ficam mais para o meio/fim ou caso o cliente demonstre interesse e queira saber logo sobre o seu material.


É como se usássemos uma abordagem parecida com o AIDA do marketing, antes de partir para a ação é quando mostramos as partes mais complexas e que geram menos desejo.


A combinação de pitch certeiro + estrutura comercial de sucesso é o que faz com que sua empresa vença no mercado de energia solar aqui no Brasil. Por isso, investir em capacitação nunca é demais e os vendedores do seu time (ou você mesmo, vendedor) precisam estudar todas essas técnicas de vendas para vencer aqui no mercado.


Estamos entendidos e entendidas? Recapitulando:


Não venda energia solar, venda os benefícios que ela traz (sustentabilidade e economia)

Saiba a hora certa de comunicar

Esteja em melhoria contínua.


Siga tudo isso e você estará no caminho certo para decolar as suas vendas.


Se quiser trocar aquela ideia sobre o assunto, me chame lá no Instagram, @LinconBeraldo. Um abraço e até a próxima!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo