• Amanda Alves

Você conhece o dashboard?


Foto de Tima Miroshnichenko - Pexels



Eu tenho certeza que você já ouviu falar sobre Dashboard (ou pelo menos, a funcionalidade dele)



Primeiro eu quero que você imagine um grande quadro, um painel mesmo


Agora imagine que nós iremos dividir esse painel em 4 grandes quadrantes: informação, análise, operação e estratégia.


Cada um desses quadrantes conterá todas as informações sobre determinado segmento da empresa, sempre em ordem de importância e urgência. Essa divisão funciona muito bem pois conseguimos visualizar tudo ao mesmo tempo e de forma organizada, mantendo um panorama geral de toda a operação.


Será que podemos investir em mais conhecimento? Ou na compra de um equipamento novo para X setor? Perguntas assim são respondidas ao olhar cada um dos quadrantes, por exemplo.


Outra boa utilização de um dashboard é a inclusão de KPIs (indicadores de performance) para avaliar o desempenho operacional ou até mesmo estimular a competição saudável entre os colaboradores da empresa através de classificações.


Acredito que você já tenha entendido que um painel de vendas faz diferença na organização de todo negócio e que, se bem utilizado, aumenta a produtividade e motivação como um todo. É aquela injeção de ânimo!


Agora vamos ao que interessa… como montar o seu dashboard?


O primeiro passo é decidir: para quem será o painel? Quem vai visualizar e utilizar as informações contidas nele? Porque o direcionamento para um funcionário de baixo escalão muitas vezes é diferente do direcionamento para um diretor. Finalidade acima de tudo.


Definido o público nós vamos direto para os objetivos. O que você deseja medir e avaliar com mais precisão/frequência? Esses dados estarão dispostos em forma de KPIs para que a visualização seja mais simples e direta.


Público decidido, objetivos traçados, tudo pronto para que o painel seja criado. Agora é colher as informações e cruzar com os dados disponíveis até o momento, sempre atualizando conforme uma grande mudança aconteça.


A maioria das equipes comerciais possui dificuldade para manter um painel atualizado porque postergam a atualização das informações. Por isso, algo que eu sempre digo é: atualize. Mudou algo? Atualize rápido, não deixe para depois. Demorar é acumular e misturar informações importantes - e nós não queremos que isso aconteça.


Com todas essas informações prévias eu tenho certeza que agora você consegue desenvolver um dashboard eficiente, prático e que mapeia o progresso da sua empresa. Se precisar de ajuda para a implementação pode entrar em contato que eu e meu time estamos aqui, prontos para te ajudar!




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo