• Lincon Beraldo

Vendas pelo Whatsapp: o que dizem os Especialistas?

O que será que os especialistas em vendas e marketing estão falando sobre Whatsapp?


Que ele é o app mais querido pelos brasileiros, não se tem dúvidas!


No país, o número de pessoas que usa o aplicativo diariamente está em torno de 120 milhões, segundo dados de 2019 divulgados pelo próprio app.


Para você ter uma ideia do poder dele, a Abevd (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Direta) afirma que a plataforma cresceu como canal de vendas em 84,7% em 2020.


Ainda segundo ela, a cada 10 vendedores ou revendedores de produtos, 6 utilizam o Whatsapp Business como ferramenta de negócios.


Com certeza, isso já seria motivo o suficiente para você repensar a forma como sua empresa vende, certo?


E para dar um empurrãozinho sobre o assunto, vamos analisar hoje o que alguns especialistas estão dizendo sobre o uso do Whatsapp nas empresas.





O Whatsapp Aumenta as Vendas


Vamos começar nosso papo analisando o que diz Maurecy Souza, especialista em vendas e fundador da Augusta Com.


Segundo ele, se os pequenos e médios empreendedores não querem ficar estagnados e ver suas vendas crescerem com o tempo, é obrigatório que façam uso do aplicativo.


“Costumamos receber muitos feedbacks de alunos que estão vendendo de verdade, chegando a triplicar ou quadruplicar as suas vendas depois de terem iniciado ou migrado o processo de finalização da sua venda para o WhatsApp”, ele diz.


Por mais que a venda realizada pelo Whatsapp seja “digital ou online”, ainda é possível torná-la humanizada, fazendo com que o cliente sinta que está fazendo negócio com uma pessoa real do outro lado do seu aparelho.


Afinal, se vender pelo Whatsapp não fosse tão eficiente, grandes empresas varejistas e e-commerces não estariam utilizando tanto o aplicativo, não é verdade?


E você pode aumentar as chances de fechar mais vendas por enviar mensagens personalizadas para seus clientes, utilizando-se de técnicas de copywriting, por exemplo.



Encontre seus Consumidores com o Whatsapp


E agora, vamos ouvir o que outra especialista, dessa vez a Mahara Scholz, especialista em marketing e responsável pelo suporte da e vendas na Octadesk tem a dizer.


O que determina se um meio ou ferramenta é um fator importante é o seu público, o consumidor final.


E levando em conta que o Whatsapp está presente em 99% de todos os aparelhos smartphones no Brasil, é mais do que óbvio que sua empresa deve também fornecer um bom atendimento pelo aplicativo.


“Hoje, o consumidor é imediatista e se comunica através de mensagens, é o novo comportamento do mercado. É indispensável você estar onde seu consumidor está e o WhatsApp é um desses locais”, segundo ela.


Em outras palavras, não tem escapatória: se você quer que sua empresa saia na frente dos concorrentes, é essencial que você preste um bom atendimento para seus clientes nos canais que eles estão presentes.


E você pode conquistar tudo isso por se utilizar das muitas ferramentas e funcionalidades do Whatsapp, como configurar mensagens automáticas para serem enviadas aos consumidores no momento em que eles entram em contato.


O Whatsapp deve fazer Parte das suas Estratégias


Se já está mais do que claro a importância do aplicativo para qualquer empresa, então com certeza ele deve estar presente em suas estratégias.


E é isso que Rodrigo Volponi, especialista em marketing digital e CEO da Web Mentoring, afirma quando o assunto é Whatsapp.


É uma ferramenta necessária em algum tipo de estratégia de vendas, segundo ele, sendo complementar a outras.


“Por exemplo: como uma pessoa chega ao WhatsApp da empresa? Por meio do seu canal do Youtube, Facebook ou Instagram. Estas ferramentas devem trabalhar em conjunto para que de maneira homogênea produzam resultados positivos. Quem possuir essa visão integrativa certamente estará à frente da concorrência”, segundo Volponi.


O Whatsapp pode ser, inclusive, uma excelente forma de alcançar o atendimento omnichannel de sua empresa, se você tem esse objetivo.


Em conjunto com outros softwares e soluções, sua empresa pode proporcionar uma excelente experiência para seu cliente, ajudando-o a avançar para as etapas seguintes da jornada de compra.


Agora que você já sabe o que os especialistas estão falando sobre a importância do Whatsapp para as empresas, é hora de colocar a mão na massa!


E se você quer aprender como utilizar esta ferramenta poderosa para vender muito mais, e manter a excelência no relacionamento com seus clientes, conheça meu treinamento exclusivo aqui!


34 visualizações0 comentário