Lincon Beraldo
Vendas pelo Whatsapp: 3 Erros a Serem Evitados
Você sabia que as vendas pelo WhatsApp podem aumentar em muito o seu faturamento?
Mas para que essa estratégia funcione de verdade é essencial que você se utilize de boas práticas de atendimento.
Essas ações não apenas ajudam a fechar a venda, mas também a encantar o seu cliente e fidelizá-lo.
Da mesma forma, existem alguns erros que podem afastar de vez as pessoas do seu negócio e ainda criar uma impressão negativa sobre a sua empresa.
Segundo pesquisas, mais de 70% dos usuários não voltam a comprar de uma empresa quando eles passam por uma péssima experiência de compra.
E isto pode estar relacionado com falhas que seu time de vendas está cometendo ao se relacionar com seus compradores através do Whatsapp.
Para que o seu negócio não seja mais uma vítima dessas armadilhas, criei este conteúdo para apresentar três dos principais erros que devem ser evitados a qualquer custo no atendimento pelo WhatsApp!
Vamos conferir?
1 Enviar muitas mensagens
Uma coisa é certa: ninguém gosta de ser incomodado.
Por isso não invada a privacidade do seu lead com mensagens diárias ou fora do horário comercial.
Esse excesso de disparos demonstra falta de profissionalismo e passa a impressão de que você está desesperado para fechar o negócio.
Ou então, o pior erro nesse caso é enviar um “textão” com muitos detalhes e informações que só irá confundir a cabeça de quem está lendo.
A boa prática para mensagens de vendas pelo WhatsApp implica um planejamento estratégico, onde a empresa passe o seu recado sem incomodar o cliente.
Ele deve estar ciente de que está recebendo um apoio, não sendo massacrado por alguém que só deseja vender.
Faça disparos periódicos com um intervalo razoável entre eles, oferecendo assim um prazo para que o lead não se sinta sufocado e tenha tempo de refletir sobre a compra.
Deixe-o livre para saber que pode entrar em contato e tirar dúvidas – ou fechar o negócio – no momento em que se sentir preparado para isso.
2 Não responder ao cliente
O WhatsApp não deve ser visto apenas como uma ferramenta de vendas, mas também de aproximação com o seu cliente.
Muitas vezes essa é a forma que ele encontrará de se aproximar da empresa, seja para tirar uma dúvida, prestar uma queixa ou elogiar o atendimento.
Caso o cliente entre em contato, não o deixe sem resposta.
Responda assim que possível, eliminando suas dúvidas, agradecendo o feedback ou tentando solucionar a sua queixa.
Programe mensagens automáticas que informe-o sobre seus horários de atendimento, bem como quais dias o seu time de atendimento estará ausente.
Esta funcionalidade está presente no Whatsapp Business, e é imprescindível que você faça uso dela para proporcionar uma ótima experiência para quem entra em contato com sua empresa.
Assim, mesmo que a primeira impressão tenha sido negativa, você pode reconquistar o cliente ao dar a atenção que ele necessitava.
3 Utilizar linguagem incompatível com a persona
Outro fator muito importante ao se trabalhar com vendas pelo WhatsApp é a escolha da linguagem.
Você não deve utilizar o seu próprio modo de falar, muito menos buscar um padrão universal, pois isso não existe.
As pessoas estão cansadas de serem atendidas de forma padronizada, e você não quer transmitir a sensação de que elas estão falando com um robô, não é verdade?
A linguagem ideal é aquela que o seu público-alvo utiliza no seu dia a dia.
Para não errar você deve saber quem é a sua persona, perguntando-se por exemplo:
É uma pessoa jovem e descontraída, que utiliza as gírias do momento?
É uma pessoa experiente, com uma linguagem mais séria e formal?
Essas características devem ser refletidas na linguagem a ser utilizada no atendimento.
Em outras palavras, sempre forneça um atendimento personalizado, fazendo com que seu cliente se sinta único e que está conversando com uma pessoa de verdade do outro lado do smartfone.
O que fazer agora?
Vimos aqui três dos principais erros que ocorrem nas vendas pelo WhatsApp.
Agora você já sabe como evitá-los e está apto a utilizar cada vez mais essa plataforma em favor do seu negócio.
Mas não só isso: sempre busque aprimorar a forma como você se relaciona com seus clientes, sempre mantendo um atendimento personalizado.
Alguns modelos de mensagens podem te ajudar nesse quesito, sempre adaptando cada uma delas pensando na pessoa que está conversando, bem como o estágio que ela se encontra na jornada de compra.
E se você quer alavancar suas vendas pelo Whatsapp, transformando-o em uma verdadeira máquina de vendas, conheça meu treinamento exclusivo aqui!
