• Amanda Alves

Venda como um tímido: o segredo para fechar negociações


Você bateu o olho com o título desse artigo e logo se surpreendeu, eu sei. Afinal, te disseram que para ser um bom vendedor é preciso ser uma pessoa comunicativa, que fala com todo mundo com uma voz imponente e capaz de ser ouvida em todos os 4 cantos de qualquer ambiente.


É, essa é a visão antiga que tínhamos sobre os vendedores. Hoje, mais do que nunca, é preciso adicionar skills que só uma pessoa introvertida é capaz de desenvolver.


Os tímidos (introvertidos) são pessoas que não falam muito - a não ser que sejam solicitadas para tal - ou que sejam solicitadas para conversas particulares no 1x1. Eles escutam muito mais do que falam e isso acaba se traduzindo em uma capacidade ainda maior de compreensão. E a compreensão é a chave para a empatia, tão essencial em qualquer fechamento.


O tímido vai escutar e mapear com mais facilidade as objeções do cliente, mostrando assim uma grande empatia pelo problema ou pela solução que está sendo buscada. Esse vendedor não vai chegar e afirmar "o nosso produto faz isso por você" ele vai, na verdade, induzir o cliente através de perguntas que no fim vão gerar, na cabeça do cliente, o sentimento de "isso aqui foi feito para mim".


Você não vende mais pela boca, vende pelos ouvidos. É escutar o cliente, elaborar as perguntas certas, entender as dificuldades e objeções para, com todas essas informações em mãos, mapear uma abordagem que mostre a solução definitiva para todos os problemas. Essas são habilidades que um vendedor tímido possui e que podem ser aprendidas por qualquer um.


Conceito entendido, vamos colocar a mão na obra?


Eu aconselho que você marque uma reunião rápida com o seu time de vendas, daquelas que não leva mais que 20min, para que vocês analisem a estrutura do pitch de vocês quando um cliente entra em contato. O foco está sendo em falar mais sobre o produto, falar da solução ou escutar o cliente? E como vocês estão segmentando isso no passo a passo?


O fechamento de toda venda depende de um pitch bem montado, honesto, que apresenta uma solução real e empatiza com o seu cliente. Nunca esqueça isso quando estiver montando a sua estrutura comercial.


Gostou desse material? Me conte aqui embaixo se você já tinha ouvido falar sobre esse conceito do Vendedor Tímido. E #BoraVender!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo