• Amanda Alves

Vai contratar alguém? Então leia esse post!


O processo de contratação é um dos mais importantes em qualquer operação comercial.


Não importa o nicho que você atua, não importa se e B2C (negócios para consumidor) ou B2B (negócios para negócios)...


A sua empresa precisa ter muito cuidado durante o processo de contratação.


Afinal, não queremos gastar muito tempo - e principalmente dinheiro - em colaboradores pouco produtivos ou que não se adequam ao perfil da empresa, não é?


Acertar no processo de contratação é a chave para trazer apenas os candidatos com o melhor perfil para o seu negócio. E para isso, eu gostaria de destacar e te apresentar duas ferramentas:


A avaliação PDA e a Ferramenta DISC.


Primeiro, vamos conhecer a PDA?


O nome PDA vem do inglês Personal Development Analysis, que traduzido ao pé da letra significa Análise de desenvolvimento pessoal.


Ela é basicamente um questionário que pode ser realizado rapidinho, em cerca de 15 a 15min, e que em apenas 3 passos faz todo um mapeamento do perfil daquele candidato e, com isso, elabora um relatório completo.


Todas as características fortes e e fracas são mostrados na Análise PDA. O contratante precisa então linkar esses dados com o perfil que a empresa possui e, caso seja favorável, realizar a contratação.


Já a ferramenta DISC é um pouco diferente.


No DISC nós temos 4 atributos (ou características) principais que são avaliadas: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.


Cada colaborador possui um certo nível de cada uma dessas características, alguns sendo bem maiores do que os outros.


Na DISC nós priorizamos os vendedores que possuem traços mais fortes em Influência e Dominância, afinal, eles possuem mais chances de persuadirem os clientes de forma positiva para aumentar as conversões em vendas.


Agora que você já conhece essas duas ótimas ferramentas...


Qual delas aplicar no processo de contratação?


Eu rebato a pergunta com outra pergunta: por que não utilizar as duas?


Ambas as ferramenta são fidedignas e trazem resultados aplicados na realidade.


Logo, utilizar as duas melhora a amostragem total e praticamente não gasta muito tempo.


Lembrando que estamos falando aqui sobre a contratação de vendedores e, você sabe bem, um vendedor ruim é um passivo dentro do negócio e geralmente os processos de demissão são bastante custosos.


Por isso, utilize tanto DISC como PDA na sua empresa! Melhore o processo comercial e toda a operação como um todo vai se beneficiar disso.


Lá na frente os lucros vão mostrar o quando você colheu por essa decisão.



Precisa de ajuda para implementar um processo comercial de verdade e que melhora as vendas do seu negócio? Entre em contato com a LB Company que tanto eu, Lincon, como minha equipe vamos te auxiliar nessa jornada. Estamos esperando por você!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo