• Lincon Beraldo

Saiba como grupos no WhatsApp podem alavancar as suas venda


Foto: Miguel Á Padriñán / Pexels


Já falamos aqui no blog sobre a importância de vender pelo WhatsApp. Além do status, o WhatsApp tem outro recurso que, se utilizado de forma estratégica, vai ajudar seu negócio a gerar novos clientes e fidelizar os antigos: os grupos de WhatsApp.


Os grupos de WhatsApp são um ótimo recurso para impulsionar os seus negócios. Os grupos reúnem clientes e potenciais clientes em um único lugar, tornando mais fácil o contato entre todos.


O grupo de WhatsApp é como se fosse uma comunidade do seu negócio. Você pode aproveitar o espaço para divulgar promoções, compartilhar conteúdos relacionados ao setor e incentivar que seus clientes compartilhem as experiências que tiveram com o seu produto ou serviço.


Saiba como usar grupos no WhatsApp para alavancar as suas vendas. Explicamos em quatro passos simples como você pode criar um grupo de WhatsApp para vender mais.



1. Peça autorização e conheça os termos de uso do WhatsApp

Antes de criar o grupo e começar a adicionar os seus contatos, é importante que você conheça os termos de uso do WhatsApp. Fizemos um post resumindo os termos de uso e explicamos os motivos que podem banir a sua empresa do WhatsApp.


Agora que já conhece as regras, informe os seus clientes sobre o grupo e envie um link de convite.


2. Crie e personalize o grupo

Para criar o grupo clique no botão de menu (três pontos no canto superior direito), escolha a opção “Novo Grupo” e adicione os contatos dos usuários. Escolha um nome simples e que seja relacionado à sua marca. Utilize uma foto profissional.


Você também pode dividir a administração do grupo com os seus colaboradores ou sócios. Na página de informações do grupo vá na lista de participantes, clique na imagem do contato e selecione “promover a admin do grupo”.


Sugestão: Você pode criar grupos diferentes dependendo da sua demanda e produtos. Por exemplo, se você vende para o atacado e varejo pode criar um grupo para cada perfil de cliente. Assim, você consegue divulgar ofertas específicas e estabelecer estratégias mais certeiras.


Importante! Só inclua os contatos que aceitaram participar do grupo. Uma boa opção é disponibilizar um link de acesso ao grupo para os clientes. O gerador de link está disponível na página de informações do grupo na opção “convidar via link”.


3. Determine objetivos e regras para o grupo

Inclua na descrição os objetivos e as regras do grupo. Estabeleça regras simples e claras. No objetivo escreva quais informações os clientes receberão e qual é a função do grupo. Para editar a descrição clique no nome do grupo na aba superior da tela. Ali, você encontra e edita todas as informações do grupo.

4. Cultive a sua comunidade

O grupo deve funcionar como uma comunidade na qual você é o administrador. Você tem o objetivo de utilizar o grupo para vender mais, mas também deve oferecer outras vantagens para os participantes. Compartilhe conteúdos relacionados ao seu nicho de negócio, mas cuidado para não enviar muitas mensagens por dia. O ideal é que os seus clientes também interajam, por isso, promova o engajamento.


Exclusividade é algo muito importante para uma comunidade. Crie promoções somente os integrantes do grupo. Cupons de desconto são uma boa alternativa.


Você precisa incentivar que os seus clientes interajam, mas cuidado para que o grupo não perca o foco. Você deve ser o moderador e administrador da conversa.


Compartilhe somente informações e conteúdo relacionados ao seu nicho, produtos e serviços. Se você tem uma clínica de estética, por exemplo, os assuntos devem girar em torno dos serviços que você oferece.


Você também pode participar de grupos para vender!


Uma estratégia é participar de grupos que já existem para vender.


Existem inúmeros grupos no WhatsApp e um deles pode estar relacionado ao seu setor de negócios. Se você trabalha com organização de casamentos, por exemplo, os grupos de noivas podem ser um espaço. Se você tem um restaurante, o grupo com moradores da cidade que compartilham dicas e sugestões também é uma boa opção. Mas, antes de sair anunciando o seu produto ou serviço, entre em contato com o administrador do grupo e peça autorização.


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo