• Lincon Beraldo

Por que é importante mensurar suas vendas pelo WhatsApp?

Acompanhando os textos aqui do blog e nossos conteúdos nas redes sociais, você provavelmente já sabe que o WhatsApp pode ser seu maior aliado na hora de vender. Com ele, é possível automatizar mensagens, organizar um funil de vendas e definir estratégias de marketing para atrair e fidelizar leads, melhorando a experiência do cliente com a sua marca e solidificando seu nome no mercado.


Além de todas as possibilidades que já falamos por aqui, precisamos falar sobre um assunto que muitas vezes é deixado de lado, mas que precisa fazer parte do seu processo comercial: as métricas.


Ter noção das métricas das suas vendas periodicamente é muito importante para entender o desempenho da sua empresa e também para estudar o comportamento dos seus clientes e definir uma ordem de prioridade no atendimento, gerando mais possibilidade de fechar negócios com as pessoas certas. No WhatsApp Business, você pode acessar suas métricas em configurações > estatísticas.





Taxas de recebimento, abertura e resposta


Foto: Reprodução/SEBRAE

A análise de métricas depende dessas três taxas principais. A taxa de recebimento mostra a quantidade de mensagens enviadas com sucesso para sua base de contatos. A taxa de abertura/leitura indica, entre os que receberam, quantos abriram e leram sua mensagem. Essa métrica vem acompanhada da taxa de rejeição, que é o número de pessoas que ignorou o que foi recebido. A última taxa, de resposta, indica quantas pessoas interagiram com você, te respondendo. Esta última não é uma métrica oficial, por isso exige que você faça as contas para ter o número exato: basta dividir o número de respostas pelo número de mensagens recebidas para chegar à porcentagem.

Por exemplo: se 50 clientes receberam a mensagem e 28 responderam, basta dividir 28/50 = 0,56 = 56% de taxa de resposta.

Estar ciente desses números de forma periódica é útil para manter sua base de contatos atualizada, já que você pode excluir os contatos que te ignoram ou estão inativos e dar atenção para aqueles que são, de fato, seus possíveis clientes, estabelecendo uma ordem de prioridade que não prejudique a jornada de nenhum deles.


Horários de resposta e de visualização do status

Mesmo não sendo uma métrica oficial do aplicativo, é muito interessante que você observe em quais horários suas atualizações de status performam melhor. Faça isso também com as respostas: faça um comparativo e anote em quais horários os clientes costumam responder suas mensagens. Com isso, você terá noção dos horários em que seus leads estão mais ativos e poderá programar campanhas estratégicas que atinjam a todos com mais impacto.


Como melhorar o desempenho das minhas métricas?

Como já falamos anteriormente, as métricas estão diretamente relacionadas ao comportamento do cliente com relação à sua marca. Gastar energia com clientes que já demonstraram não ter interesse no que você oferece é apenas perda de tempo. Não estou dizendo para você dispensar as tentativas de aproximação e o remarketing, mas nem todos os seus leads vão chegar à conversão final, e não há problema nenhum nisso. Saiba que nenhuma empresa no mundo tem uma taxa de conversão de 100%. Foque nos que estão realmente interessados e continue otimista a respeito do seu trabalho e do seu time de vendas.



Assim como em todos os canais de contato, no WhatsApp as métricas são números indispensáveis. Estabeleça um período para conferir e estudar as métricas e a performance da sua empresa no WhatsApp - diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente -, faça comparativos e, se necessário, mude a estratégia de comunicação para obter resultados mais efetivos.


Para melhorar ainda mais o desempenho da sua conta comercial no WhatsApp, faça parte do treinamento WhatsApp Lucrativo! Aqui você vai descobrir como alavancar suas vendas e fazer seu negócio decolar!


15 visualizações0 comentário