• Lincon Beraldo

Perdeu a venda? Aprenda com os motivos de lost


Foto: Pixabay / Pexels


Você é surpreendido com a perda de vendas? Mesmo os seus melhores colaboradores não sabem explicar porque alguns negócios não são fechados?


É normal que leads, e até leads qualificados, desistam da compra. Faz parte do jogo.


O importante é que você saiba avaliar os motivos da perda da venda. Mapear e entender esses motivos pode te ajudar a aprimorar as técnicas de negociação e as metodologias de qualificação de leads. As perdas também te auxiliam a entender o que pode ser aprimorado no seu time de vendas e até no seu produto ou serviço.


Os motivos de lost: saiba como avaliar as vendas perdidas


1. Problemas no follow-up


Um vendedor pode ter dificuldade com o follow-up e até de contato com um lead. Problemas como demora de envio de mensagem ou com horário de funcionamento não deveriam impactar as vendas. Nesse tempo, o lead pode ter sido captado pelo concorrente.


Dificuldades de comunicação não podem excluir o lead. É necessário que o time mantenha contato e um bom follow-up.


Organização da caixa de mensagem do WhatsApp com etiquetas, otimização e integração do atendimento com softwares e uso de CRM podem ajudar a superar esse problema.


2. A qualificação do lead


O lead qualificado tem potencial de se tornar cliente. As metodologias de qualificação de lead são baseadas nos princípios que deixam o lead mais perto de fechar negócio.


Urgência, orçamento, autoridade e critérios de decisão são parâmetros que podem impactar os motivos de lost.


Um lead pode até precisar do seu produto ou serviço, mas se não tiver orçamento disponível não vai fechar a compra.


Analise na venda perdida qual foi o critério que determinou essa decisão. Assim, você pode aprimorar o seu processo de negociação ou fazer uma oferta de follow-up para o lead.


3. Alinhamento ao ICP


Já falamos aqui no blog sobre o ICP, ideal customer profile. O ICP é a definição do seu cliente ideal, que considera o seu público-alvo e inclui aspectos do seu negócio e setor de atuação.


A definição do ICP ajuda o time de vendas a identificar leads qualificados.


É esperado que leads que fujam dessa definição não fechem negócio. Não seja pego de surpresa por perder essa venda, mas saiba diferenciá-la das outras.


Já identificou os motivos da perda, e agora?


O relacionamento com os leads não acaba depois de não fechar negócio.


Organize esse leads e dê prosseguimento ao contato. Você pode perguntar sobre planos para o futuro e encontrar uma nova oportunidade de negociação.


Você também pode usar o lead para inbound marketing.


E o mais importante: converse com o seu time de vendas. Se for necessário, promova treinamentos.


Agora que já sabe avaliar os motivos das perdas de vendas, quer saber como usar o WhatsApp para alavancá-las? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


12 visualizações0 comentário