• Lincon Beraldo

Mensagem de Retorno de Orçamento: Modelos para Você utilizar

Será que existe alguma forma de enviar uma mensagem de retorno de orçamento que faça o cliente sair da indecisão e fechar a venda?


Essa dor é muito comum, e eu sei o quanto é difícil segurar a ansiedade quando você manda um orçamento com os valores de sua solução e espera uma resposta.


E por isso, hoje vou te ensinar quando é interessante enviar uma mensagem de retorno de orçamento no momento certo.


De quebra, vou deixar também alguns modelos para você adaptar ao seu processo de vendas.


Vamos lá?





Como Enviar Mensagem de Retorno de Orçamento?


Vamos levar em consideração que você já tenha em mãos os meios que o cliente prefere ser comunicado, e também tenha combinado com ele um dia e horário para lhe dar uma resposta.


Uma vez que você tenha passado o preço, pode ser que ele não tenha entendido ainda a proposta e peça um tempo para avaliar com calma.


Estabeleça com ele o compromisso de ligar e conversar mais sobre o orçamento ou a proposta enviada, caso ele aceite que você entre em contato através do telefone.


Defina data e hora, e cumpra com o compromisso sem falta!


Mas se por um acaso, ele não atender suas ligações e sempre adiar esse compromisso com você, então pode ser que seja o caso de enviar uma mensagem de retorno de orçamento.


Mensagem de Retorno de Orçamento: Modelos


A negociação está parada? O cliente não toma partido e você precisa de uma resposta para entender se vale a pena investir nele ainda?


Talvez seja o momento para ser um pouco mais agressivo.


Então veja alguns modelos de mensagem que você pode enviar por WhatsApp ou até mesmo e-mail.


#1 - Mensagem leve com um toque de humor


Obs.: Muito cuidado na hora de enviar esta mensagem com tom humorado. Tenha certeza que você criou conexão com cliente e ele seja uma pessoa descontraída.


“Carlos, estou tentando falar com você já há algum tempo, já que ficamos de decidir os nossos próximos passos.


Mas como não tive resposta, pensei que pode ser uma das 3 opções:


  • Você achou outra solução e, se esse for o caso, me avise para eu não te incomodar mais.

  • Algo aconteceu que pulou tua fila de prioridades e você quer resolver, mas está preso em outras paradas no momento. Se esse é o caso, me passa uma nova data para eu poder me organizar aqui pra melhor te atender.

  • Você foi pego pelo carnaval fora de época no Rio de Janeiro e não consegue responder, nesse caso, me avisa também que conheço um cara que pode te ajudar a sair dessa, o nome dele é Junior e ele tem contatos fortes na região.


Conte comigo, seja qual das opções acima for o teu caso. Fico no aguardo do teu contato.


Grande abraço!"


#2 - Mensagem de término (conhecida como Break Up)


“Olá, Rodrigo!


Não consegui resposta sua ainda, por várias vezes que tentei contato (tentei e-mail, celular, telefone da empresa e whatsapp), não tive retorno.


Como durante nossa conversa você falou que seu objetivo era resolver aquela dor que você estava sentindo e você desapareceu depois do papo, não aparecendo nos compromissos que marcamos na sequência, imagino que esse valor não representa mais o quanto você precisa resolver isso.


Quero te avisar que estou por aqui para qualquer necessidade que você tiver, mas vou te dar o espaço e tempo para avaliar novamente a prioridade de vocês em resolver isso.


Foi um grande prazer, mas não quero que se torne um fardo pra você ou que eu acabe como um cara que está aqui pra te incomodar.


Grande abraço e torço para voltarmos a nos falar.”


Inclusive, não deixe de conferir aqui sobre como é poderosa a mensagem de break up em casos assim.



#3 - Mensagem do professor de matemática que bate na dor específica


“Olá, Aline!


Não quero te incomodar, pelo contrário, acredito muito que posso te ajudar no momento em que se encontram.


Fiquei pensando no que falamos e não consigo tirar da cabeça o quanto de dinheiro que vocês estão deixando escapar sem uma solução definitiva para acompanhar suas vendas.


Para cada negociação que vocês deixam sem interação no processo de vendas, a chance de fechamento de vocês cai cumulativamente em 3%.


Imagino vocês deixando 10 oportunidades sem contato, o que já torna 30% mais difícil pra vocês baterem a meta no final do mês.


Não sei se você já bateu esses números, mas imagino o problema que isso pode gerar nos próximos meses.


Vamos fazer isso juntos? Te ajudo a levantar esses dados e, com eles, acho que conseguimos mostrar pro pessoal as vantagens de ter um CRM.


Dia 15, às 14 horas fica bom pra você? Posso agendar aqui?”


Se for usar esse tipo de modelo, capriche, pois essa mensagem só vai funcionar se a dor do cliente for percebida pelo vendedor e, se isso ocorrer, as chances de ele responder são altas.


A Importância de um Processo de Vendas Estruturado


Espero que estas mensagens de retorno de orçamento ajudem você e seu time de vendas a ter melhores resultados, eliminando aqueles clientes indecisos da sua agenda ou então reaquecendo a relação com eles, a ponto de fecharem a negociação.


Mas lembre-se que tudo isso só vai funcionar se o teu processo comercial estiver bem estruturado, e principalmente se você usa corretamente seu sistema CRM.


Além disso, é importante que todos os que trabalham na equipe também façam uso dessa ferramenta, e estejam alinhados com os objetivos e metas estabelecidos entre eles.


Por isso, eu tenho uma consultoria única no Brasil, o 50 em 5, que é capaz de transformar toda sua equipe comercial em vendedores campeões, em pouquíssimo tempo.


Quer saber mais? Então conheça aqui o treinamento que vai transformar suas vendas.

609 visualizações0 comentário