Lincon Beraldo
Inteligência emocional: como lidar com as emoções pode melhorar a sua performance em vendas
Foto: Adrea Piacquadio / Pexels
A sua capacidade de lidar com as emoções influencia a sua performance em vendas. Já percebeu o quanto o controle de suas emoções e a sua habilidade de perceber os sentimentos dos outros te ajudam a vender e a negociar?
Desenvolver a sua inteligência emocional vai te tornar um melhor vendedor.
Neste post, vamos explicar o que é inteligência emocional e como você consegue desenvolvê-la para ser um profissional melhor.
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a habilidade de controlar as suas emoções e ter a sensibilidade de perceber as emoções dos outros.
Sabe quando você sente raiva, mas não externaliza essa emoção em uma explosão raivosa? Então, é a sua inteligência emocional agindo.
Sabe quando você percebe que um potencial cliente ficou satisfeito com a sua oferta inicial? É a sua habilidade de percepção das emoções alheias.
A inteligência emocional está ligada ao sucesso profissional em diferentes mercados, mas principalmente naqueles que trabalham direntamente com atendimento, como a área comercial.
Os benefícios da inteligência emocional para vendedores
Desenvolver a inteligência emocional é benéfico para diferentes áreas da vida. No trabalho em vendas, especificamente, as habilidade desenvolvidas com a inteligência emocional vão impactar em diferentes aspectos:
Equilíbrio para lidar com situações desafiadoras e escolhas difíceis
Mais foco e menos ansiedade
Mais assertividade e metas mais inteligentes
Melhora na relação com líderes, colegas e clientes
Comprometimento e responsabilidade
Quer saber como desenvolver sua inteligência emocional? Explicamos os 3 pontos de desenvolvimento de inteligência emocional para vendedores.
3 pontos para desenvolver inteligência emocional
1. Autoconhecimento
Você sabe quais gatilhos ativam suas emoções? O que te deixa triste, com raiva ou feliz?
O autoconhecimento é o primeiro passo para conseguir entender como você funciona e quais emoções motivam as suas ações e reações. A chave do autoconhecimento é não agir por reação ou explosão, mas por escolha.
A psicoterapia é um dos principais caminhos para o autoconhecimento. Você também pode praticar alguns exercícios de mindfulness. Estar atento às decisões pode te ajudar no autoconhecimento.
2. Autogestão
Autogestão é a capacidade de gerir suas emoções para que elas não interfiram negativamente nas suas tarefas do dia a dia. Não é deixar de sentir, mas sabe como usar as emoções a seu favor. Não tenha uma explosão de raiva com o time por baixo performance, por exemplo.
O mindfulness também pode desenvolver a autogestão. Tire alguns minutos do dia para meditar e prestar atenção somente à sua respiração.
3. Habilidades sociais
As habilidades sociais da inteligência emocional são as que te ajudam a agir em interação com outros. Elas são colocadas à prova em situações de estresse e decisões difíceis.
Uma boa maneira de desenvolver habilidades sociais é observar o comportamento de alguém que você admira. Como o seu mentor age em situações desafiadoras?
Quer saber como usar o WhatsApp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.
Texto: Daniele Seridório