• Lincon Beraldo

O vendedor do século XXI: as habilidades fundamentais para os profissionais de vendas do futuro


Foto: Andrea Piacquadio / Pexels


Nos últimos dez anos, o mundo das vendas mudou radicalmente. As redes sociais transformaram as formas de vender e anunciar produtos.


O outbound marketing te dá as estratégias para destacar o seu produto ou serviço na internet. Mas, e na hora de vender, como o seu comportamento se adaptou às mudanças da sociedade ?


As transformação das habilidades de venda


Há dez anos, as habilidades mais eficientes para realizar uma venda eram as técnicas de fechamento, a comunicação, a negociação, a sua rede de contatos e a sua capacidade de contornar objeções.


Hoje em dia, um bom vendedor deve focar em desenvolver suas habilidades de comunicação, de solução de problemas e de liderança, deve saber trabalhar em equipe, ter inteligência emocional, se adaptar facilmente a novos contextos e situações e manter a ética profissional.


As mudanças não indicam que você deve abandonar os seus anos de experiência em vendas. Mas, entender os pontos que aprendeu nessa jornada que não funcionam mais. Adapta-se à nova realidade do mercado.


Como desenvolver essas habilidades?


Estude sempre! Estude muito!


Além de cursos profissionalizantes, busque complementar o seu estudo com livros e treinamentos que vão te preparar para o futuro das vendas.


Aprenda com os seus clientes. Um bom vendedor consegue através da comunicação aprender com as dores do cliente.


Aprenda com os seus colegas de equipe. A importância de trabalhar em equipe é que as habilidades são somadas. Olhe para os seus colegas, e principalmente chefias, como mentores.


Se você for um líder de equipe, uma boa alternativa são treinamentos diferenciados. Você pode usar o role play para identificar quais habilidades os seus colaboradores precisam focar mais.


A nossa consultoria também pode te ajudar! Nós preparamos a sua equipe para trabalhar com novos canais e desenvolver habilidades de vendas.


As vendas por WhatsApp


Além das habilidades, novos canais de vendas surgem a todo momento, e você precisa estar nos canais de comunicação que os seus clientes estão.


O WhatsApp é a rede social mais popular entre os brasileiros. Estima-se que 120 milhões de brasileiros tenham o aplicativo instalado em seus celulares. E o WhatsApp não é somente um mecanismo de troca de mensagem, mas também um excelente canal de vendas.


Inclusive, a versão do WhatsApp Business foi desenvolvida especialmente para negócios. São inúmeras funcionalidades que vão te ajudar a vender mais, como o uso de etiquetas (link), API e informações sobre métricas.


O vendedor do futuro usa redes sociais para vender. Use o WhatsApp e venda mais!


Você já usa o WhatsApp para vender? Conhece as suas funcionalidades e estratégias? Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório


20 visualizações0 comentário