• Lincon Beraldo

O que são Gatilhos Mentais e como utilizá-los para vender no WhatsApp

Sabe quando você vê um anúncio e sente muita conexão com aquela marca? Ou então quando fica enojado, com raiva ou morrendo de medo depois de ver um comercial? Então, tudo isso é gerado em seu cérebro graças às técnicas de gatilhos mentais utilizadas pelos publicitários e marketeiros que criaram a campanha.


Não é mágica, é técnica!

Os gatilhos mentais são impulsos recebidos pelo cérebro que nos levam a sentir determinadas emoções. Essas emoções podem ser positivas ou negativas.


Ok, mas como usar isso para vender no WhatsApp e faturar?


Bom, é simples, mas já adianto, não é fácil! Se você quer dominar a arte dos gatilhos mentais pelo Whats, leia este texto até o final!


Quais os tipos de Gatilhos Mentais?


A primeira regra de marketing, publicidade, vendas e comunicação em geral é: Você precisa gerar sentimentos em quem tem acesso ao seu conteúdo.


A pior coisa que pode acontecer com um vendedor é o seu público passar batido pelo produto oferecido.


A indiferença é inimiga mortal das vendas.


O que eu quero dizer com isso é que, você precisa saber mexer com as emoções de seus leads para que seja possível construir um relacionamento frutífero entre marca e cliente.

Vamos pensar rapidinho sobre os seus objetivos e como utilizar os gatilhos mentais para alcançá-los.

Você quer convencer o seu público de que o produto que está oferecendo é bom, certo?


Quer, também, fazer com que eles acreditem que vale a pena investir tempo e dinheiro comprando de você?


Tudo isso por meio de mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios do WhatsApp, não é mesmo?


Então, você precisa, basicamente, entender como funcionam 3 dos principais gatilhos mentais que levam à decisão de compra: escassez, prova social e novidade.


Escassez


A escassez age como um gatilho quando causa o sentimento de frustração.

No dicionário você pode encontrar esta palavra descrita como: “Falta de um bem ou serviço em relação à sua necessidade.”


Guarde essa palavrinha, necessidade, logo vamos voltar a ela. Agora, vamos ver alguns exemplos do gatilho de escassez para compreendê-lo melhor.


  • É só até amanhã! Não perca essa chance exclusiva!

  • Corra! Últimas vagas para o curso!

  • Últimas unidades! A promoção está chegando ao fim!

Todos esses exemplos mostram que você está criando a necessidade (aí está ela!) em seu cliente, que irá ficar com desejo de obter o seu produto ou serviço devido ao medo de ficar frustrado sem aquilo.


Prova Social/Autoridade


Viver em sociedade é estar em constante troca. Troca de emoções, de objetos, de estado, de vontades e desejos.


O gatilho mental de escassez exerce o papel de convencer o público de que o produto é realmente bom e que vale a pena.


Sabe quando você procura comentários de clientes de um restaurante do IFood antes de pedir sua comida?


Então, isso é prova social/autoridade. Se tem muita gente falando que aquilo é bom, você vai querer. Se tem muita gente falando que é ruim, você logo passa para a próxima opção.

Novidade


Já parou para pensar por que as novidades mexem tanto com a gente? Por que temos vontade de ver e ter uma coisa nova e inovadora?


A explicação científica disso é que, quando vemos algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.


Logo, utilize o gatilho mental da novidade para despertar o desejo de prazer que o seu produto irá gerar.

Como utilizar isso no WhatsApp


Agora que você já entende o que são e como funcionam os gatilhos mentais, vamos aprender a aplicá-los corretamente no WhatsApp Business.


Para vender pelo WhatsApp você precisa ter em mente que a sua mensagem deve se destacar em meio a muitas outras. O seu cliente, assim como você, recebe inúmeras notificações por dia, logo, a sua precisa ter algo que chame a atenção.

Use a escassez em uma mensagem para mostrar que a oportunidade de adquirir o seu produto está quase acabando. Você pode fazer isso com frases chamativas no começo da mensagem, para que seja a primeira coisa que a pessoa irá ler e tenha vontade de continuar acessando o seu conteúdo.


Use o gatilho mental de prova social/autoridade quando estiver em negociação com um lead. Você deve mostrar para ele que está no caminho certo, que muitas pessoas aprovam a sua marca e, assim, ele sentirá segurança com você.


Por fim, envie mensagens pelo WhatsApp com o gatilho de novidade assim que tiver produtos e serviços novos e interessantes.

Construa frases convincentes que unem esses gatilhos e pronto, a sua venda está praticamente feita!


ATENÇÃO: Os gatilhos mentais devem ser complementares à sua mensagem. Eles servem para direcionar o seu cliente até a decisão de compra, por isso, devem vir acompanhados de uma proposta real de benefícios, solução de dores, descontos reais e demais oportunidades verdadeiras que você está oferecendo ao seu público.

69 visualizações0 comentário