• Lincon Beraldo

Como usar as etiquetas do WhatsApp Business?

Faz um tempo que o WhatsApp deixou de ser apenas uma ferramenta para mandar bom dia no grupo da família. Essa continua sendo uma função importante, afinal, as suas tias esperam aquela frase bonita para começar o dia. No entanto, hoje, esse aplicativo é fonte de renda de diversas pessoas e vem ganhando funcionalidades cada dia mais profissionais.

Neste artigo, eu vou te apresentar todas as competências de uma das ferramentas mais úteis do WhatsApp, as etiquetas!


Vamos lá!

WhatsApp Business, pra quê?


Primeiro de tudo: você já baixou o WhatsApp Business?


Talvez você esteja aí, no seu celular, procurando essas tais de etiquetas e, com certeza, não vai achar se tiver instalado apenas o app na versão tradicional.


As etiquetas do WhatsApp estão disponíveis apenas na versão profissional, no WhatsApp Business.


Para baixá-lo é bem fácil, você deve ir até a Play Store, caso seu aparelho seja Android, ou até a Apple Store, caso seja IPhone. Digite WhatsApp Business, baixe e instale o app.


Os próximos passos são: Abra o aplicativo, toque em “Concordar e Continuar”, permita que o app acesse contatos, fotos e arquivos. O último estágio da instalação é inserir e verificar o seu número de telefone comercial.


Atente-se a esta última informação, o número cadastrado no WA Business deve ser profissional, a partir do momento que você instala este aplicativo, ele passa a ser uma ferramenta de trabalho, logo, a sua postura precisa ser diferente do perfil pessoal, além de que o app não aceita um número de telefone já vigente no WhatsApp normal.


Agora que você já sabe instalar o WhatsApp Business, vamos aprender a aplicar as etiquetas!


Adicionando etiquetas aos contatos


Você sabe o que faz um vendedor ser muito bom?


Três coisas bem simples: organização, carisma e dedicação! Agora, sabe como aplicar tudo isso no WhatsApp e bombar as suas vendas?


Bom, primeiro eu vou te ensinar essa parte da organização, os outros dois aspectos ficam para os próximos artigos, que, já adianto, você não pode deixar de ler!


Para organizar o seu WhatsApp Business você precisa usar as etiquetas. Elas servem para hierarquizar, ordenar e estruturar uma sequência funcional e estratégica de contatos.


Se você já trabalha com o Whats Business, deve saber que o fluxo de mensagens que chegam é intenso, devido a isso, é muito fácil se perder em meio a tantas demandas.


Para evitar os lapsos de memória e deixar de responder um cliente ou fornecedor, você deve organizá-los por categorias, assim, você terá um roteiro para seguir e prioridades identificadas de maneira objetiva e clara. Essas categorias serão identificadas por meio das etiquetas.


Ok, já entendi a importância das etiquetas, mas onde eu as encontro?


Primeiro passo para aplicar as etiquetas: Na página inicial, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse "Etiquetas".


Passo dois, dê nomes e cores para as suas etiquetas. Eu costumo usar categorias como, “Grupo Vip”, “Lead desqualificado”, “Lead frio”, “Pedido finalizado” e outras tantas denominações.


Ao hierarquizar seus contatos com as respectivas etiquetas, fica mais fácil decidir quem você deve responder primeiro, para quem você precisa dar mais atenção, como e quando conversar com aquela pessoa, entre outras necessidades.


Terceiro passo: selecione e abra a conversa com um de seus de seus contatos, clique nos três pontinhos no canto direito superior da tela e toque em “Etiquetar conversa”. Em seguida, irá aparecer as suas opções de etiquetas, escolha uma e salve.


Pronto! Faça isso com os demais contatos e todos terão identificação ao lado do nome.

Essa dinâmica simples de etiquetar os seus leads no WhatsApp Business vai te gerar maior organização, o que otimiza o seu trabalho e, consequentemente, lhe permite maior dedicação aos clientes certos!


Bora vender com organização?! Instale as etiquetas e boas vendas! Gostou do conteúdo? Você pode ter uma mentoria completa comigo e bombar de vender pelo WhatsApp: saiba mais!

70 visualizações0 comentário