• Lincon Beraldo

Entenda porque você deve responder rapidamente aos seus clientes


Foto: Burak K / Pexels


Imagine o seguinte cenário: você entra em uma loja de cosméticos e pergunta sobre a disponibilidade de shampoo para cabelos secos. O atendente, então, responde: “Obrigado por entrar em contato conosco, responderei a sua pergunta em até 48 horas”.


Provavelmente, você já procuraria outra loja de cosméticos.


É isso que acontece com os seus clientes quando você demora para responder no WhatsApp.


A sua empresa se destaca quando responde rápido


Quando você responde rápido, você se destaca entre os seus concorrentes, mantém o follow-up em dia e pode acelerar as suas vendas.


Segundo dados do HubSpot, as empresas levam em média 42 horas para responder aos seus clientes. Apenas 37% das empresas respondem na primeira hora e 23% nunca respondem às mensagens dos clientes.


Você tem mais chances de fechar negócio se for o primeiro vendendo a responder


De 35 a 50% das vendas são fechadas pelos vendedores que respondem primeiro. É o que revelou uma pesquisa da InsideSales.com, apurada pelo HupSpot.


Tempo de validade do lead


Quanto mais tempo você demora para responder, mais desqualificado se torna o lead. A qualificação do lead pode cair até 80% caso a resposta leve mais que 5 minutos.


Lembrando que lead qualificado é um lead que está mais perto da decisão de compra, ou seja, tem mais potencial para tornar-se um cliente.


Qual é o tempo ideal de resposta?


Cinco minutos. Isso mesmo, de acordo com especialistas, a sua empresa deve demorar até cinco minutos para responder ao primeiro contato de um cliente.


Algumas ferramentas de gerenciamento de vendas e do WhatsApp Business podem te ajudar nisso.


Use estratégias de CRM para manter a caixa de entrada organizada. Tenha certeza que as mensagens de primeiro contato não respondidas tenham destaque.


Se for um dia excepcional de alta demanda, considere utilizar uma mensagem de resposta automática, funcionalidade disponível no WhatsApp Business.


Outras ferramentas de automação, como chatbots, também podem ser utilizadas. Para entender qual a necessidade específica da sua empresa, é necessário avaliar o porte da organização e o tempo de resposta.


Verifique o tempo de resposta da sua empresa


Você sabe quantos minutos ou horas os seus colaboradores demoram para responder ao primeiro contato do cliente?


É importante ter os dados para poder adotar estratégias de melhorias.


Uma maneira de verificar o tempo de resposta da sua empresa é fazendo uma compra teste. Entre em contato como se fosse um cliente com diferentes vendedores. Lembre-se, vocês são um time. A ideia é atuar em conjunto para ter mais resultados.


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar suas vendas? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.


Texto: Daniele Seridório

32 visualizações0 comentário