• Lincon Beraldo

Diferenciação no Mercado Solar: 4 Estratégias para se Destacar da Concorrência

Será que é possível se diferenciar no mercado solar, com tantas empresas surgindo e o setor crescendo cada vez mais?


Saiba que, por mais que outras pessoas estejam trabalhando no mesmo ramo que o seu, nunca subestime sua capacidade de ser diferente.


E em muitos casos, estratégias e técnicas simples e com eficácia comprovada podem ser cruciais para conquistar esse objetivo.


Então se você quer se diferenciar da concorrência e manter seus clientes cada vez mais surpreendidos com suas soluções, vou passar 4 estratégias para você já tirar do papel e aplicar em seu cenário.





Segmentação


Usar a mesma estratégia para diversos públicos é simplesmente jogar dinheiro no lixo.


Isso não significa que sua solução não possa ter valor apenas para um grupo específico, mas no caso, as motivações variam de acordo com as necessidades e desejos.


Por exemplo, você nota que na sua região, existe uma demanda enorme para empresas que estão buscando maneiras de se tornarem mais sustentáveis.


Ou então, você descobriu um novo loteamento, e que muitos estão investindo na construção de casas, e buscam meios de adicionar mais valor ao imóvel.


Por mais que seu produto seja interessante para esses dois públicos, a mensagem que você irá transmitir será totalmente diferente.


Então aposte na segmentação e crie estratégias personalizadas para cada grupo, aumentando assim a diferenciação de seu negócio.


Posicionamento de Mercado


Na segmentação, sua estratégia é baseada nos potenciais clientes


A partir daí, pode ser interessante voltar seus olhos para sua solução, e como ela pode se diferenciar da concorrência.


E quando falo concorrentes, não estou me referindo apenas a outras empresas que fornecem painéis solares.


Pense quais outras soluções, que muitas vezes não tem muito a ver com o setor, mas que podem ser consideradas pelos seus clientes.


Para isso, é importante levantar variáveis relevantes para o consumidor final, e uma pesquisa de mercado vai ajudar bastante nessa etapa.


Assim, você desenvolve uma imagem única para a sua empresa, fazendo com que os clientes conheçam e reconheçam as características dela.


Marketing de Conteúdo


A melhor maneira de colocar sua empresa como referência no mercado, com baixo investimento e um excelente ROI, é através do conteúdo.


Vamos levar em consideração o seguinte: o Brasil é o 2º país em que as pessoas mais utilizam o Google para fazer suas pesquisa de compras.


Em média, 70% dos consumidores fazem uma busca extensa na internet antes de adquirir um produto ou serviço.


Quer mais dados? Saiba que um cliente em potencial irá consumir de 3 a 5 peças de conteúdo antes de falar com um vendedor.


E isso tudo significa o seguinte: sua empresa pode se destacar facilmente por investir em marketing de conteúdo.


Você pode, inclusive, pensar em estratégias que compreendem todos os estágios da jornada do cliente.


Produza conteúdo que não apenas fale do seu produto ou serviço, e sim, que ajude de verdade seu cliente a resolver problemas.


E pense em todas as alternativas: vídeos para Youtube, artigos de blog, ebooks em PDF, conteúdos de valor nas redes sociais. A gama de opções é enorme.


Ao fazer isso, você se coloca na posição de especialista, alguém que as pessoas podem confiar e se sentir mais propensas a fazer negócio.


Inovação


Não há dúvidas de que precisamos tratar da inovação nas empresas do setor solar com a mesma seriedade com que tratamos as taxas de investimentos, o fluxo de caixa, a gestão de pessoas, entre outras coisas.


Uma boa parte das empresas se dedica à gestão de curto prazo, com foco em aspectos como custos, produtividade e controle, e se esquecem de outros fatores para continuar crescendo.


A inovação, contudo, faz com que a empresa se projete no futuro, preparando-a para novos ciclos de crescimento e para o surgimento de novos negócios no mercado.


Se você deseja transformar o futuro dos seus clientes, por que seria diferente quanto ao seu negócio?


Investimentos em inovação fazem com que as empresas criem novos ecossistemas industriais, contribuindo com a produtividade de todo o país.


E, para isso, pode ser que as empresas precisem pensar além dos seus próprios limites, fazendo parcerias com universidades e outras empresas, além de tornar a rotina dos seus colaboradores mais estimulante.


Sendo assim, você pode e deve se diferenciar através do pioneirismo.


O lançamento de serviços ou de produtos inéditos é uma estratégia forte para se distinguir no mercado.


E isso acabará também impactando sua concorrência, que precisará correr atrás e trazer mais inovação para o mercado e gerar mais oportunidades para todos.


O que fazer a partir de agora?


Há várias formas de se diferenciar no mercado solar, e você conferiu neste artigo quatro maneiras de conseguir isso.


E pra finalizar, meu conselho para você continuar se diferenciando no mercado e sempre tendo clientes ávidos para fazer negócio com você se resume em uma palavra: consistência.


Seja constante nas suas estratégias de diferenciação, colocando como prioridade proporcionar uma excelente experiência de compra.


Boa parte do sucesso de sua empresa depende disso, então mão na massa e #boravender


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo