Amanda Alves
CRM: o que é e como implementar no seu negócio!

Foto de fauxels - Pexels
Hoje vamos falar sobre CRM, mas primeiro eu e uma máquina do tempo vamos te levar ao passado.
Há centenas de anos atrás muitas foram as críticas à Galileu Galilei, o homem que derrubou a teoria do Geocentrismo (terra como centro de nossa galáxia) e propôs o sol como esse centro.
Um século depois, foi a vez do Rei Luís XIV se auto afirmar como o "rei sol" e cetro do universo. Seja na vida pessoal, nos reinos ou nos negócios, é certo que sempre alguém via querer ocupar o posto como centro de toda existência.
E por que eu estou te falando isso?
Porque nos negócios existem uma série de seres que em conjunto querem ser o centro de tudo, e a essa altura do campeonato você já imagina quem sejam: os clientes.
Os clientes são a resposta para tudo o que você precisa saber no negócio. O que pensam, o que desejam, como eles se sentem e como enxergam a sua empresa.
Uma série de informações, concorda? Agora imagine se tudo isso estivesse bagunçado, solto por aí... seria muito difícil para saber quais passos seguir, correto?
É por isso que temos o CRM.
O que é um CRM?
Traduzido do inglês, CRM significa Customer Relationship Management, ou, gestão de relacionamento com o cliente.
É a junção e organização de todas essas informações que permeiam o comportamento e pensamentos dos atuais e possíveis clientes do seu negócio. Dados importantíssimos e que não podem ficar soltos por aí, afinal, desorganização é perder tempo e tempo é dinheiro no mundo dos negócios.
O CRM é muitas vezes confundindo também com um simples software, mas ele vai além disso. Nós usamos sim da tecnologia para organizar esses dados e gerar leads estratégicos, porém, o uso e interpretação dos dados é algo que ainda necessita da expertise humana.
Da expertise do seu time de gerenciamento em vendas.
Com um CRM bem estruturado e atualizado nós conseguimos entender, por exemplo, em quais etapas de uma prospecção a equipe comercial tem falhado, quais objeções estão sendo mais frequentes e o direcionamento que a estrutura em vendas precisa seguir para ter sucesso.
Imagine que a sua base atual gire em torno de 5.000 clientes. Desses, 70% estão amplamente satisfeitos e continuam comprando com sua empresa, já os 30% restantes ainda possuem algumas objeções, dividas entre preço, qualidade e tempo de entrega.
Dados assim já valem ouro, porém, de cada objeção dessa nós podemos formular abordagens diferentes (bem estilo playbook) e entender quais conseguem satisfazer os clientes e quais não funcionam.
Finalizando...
Se eu fosse resumir em uma única analogia, diria que o CRM é como se fosse as raízes de um negócio. Ele nos proporciona sustentação e abre os caminhos necessários para entender onde o relacionamento com o cliente pode ser melhorado.
A Era de utilizar papel e caneta ou até mesmo post-its já acabou. Se a empresa deseja mesmo levar o próprio negócio a sério, e crescer, ela precisa implementar e gerir bem um CRM próprio.
A boa notícia é que existem treinamentos e softwares próprios para cada mercado e nicho, facilitando assim o sucesso com essa ferramenta.
Aqui na LB Company, por exemplo, nós treinamos diversas empresas e times de venda a implementarem um CRM de sucesso, que aumenta a conversão em vendas, melhora o NPC do cliente e possibilita um crescimento real do negócio.
Precisa da nossa ajuda para implementar o CRM no seu negócio? Entre em contato comigo (Lincon) e minha equipe que nós estamos disponíveis para ajudar a sua empresa!