• Lincon Beraldo

Como reduzir custos operacionais com vendas pelo WhatsApp

Se engana, quem acredita que oferecer vendas pelo WhatsApp aumenta as despesas de uma empresa. Neste artigo eu te mostro como essa ferramenta pode te ajudar a diminuir os custos operacionais de todo o seu processo de vendas e, ainda, contribuir para o aumento dos lucros.


Para entender como os custos operacionais tem peso no orçamento final do seu negócio mensalmente, é preciso saber calcular corretamente essa taxa e como ela influencia no cotidiano de uma empresa.


Como calcular os custos operacionais


Todas as despesas que mantém a sua empresa funcionando podem ser denominadas de custos operacionais. Independente dos valores que entram no caixa, esses custos são, impreterivelmente, descontados todo mês do montante final da empresa.


Os exemplos mais tradicionais disso são: gastos com água, luz, internet, funcionários e telefone.


O cálculo dos custos operacionais deve ser feito da seguinte maneira: primeiro, você precisa fazer um levantamento das despesas dos últimos 3 meses.


Neste momento, preste muita atenção para não deixar passar nenhum valor, mesmo que pequeno. Estude a fundo quais foram cada um dos seus gastos.


O segundo passo dessa conta é somar todos os valores e fazer a média entre eles, dividindo o valor total pelo número de meses considerados.


O passo seguinte é fazer uma comparação entre essa média de valores e o faturamento médio da empresa, depois multiplicar o resultado por 100.


Essa conta vai te mostrar o percentual dos custos operacionais da sua empresa, assim, você terá maior controle da quantia de dinheiro que deve investir em despesas básicas e o quanto pode economizar.


A melhor alternativa para redução de gastos


Quando uma empresa, que vende produtos ou serviços, deseja diminuir os custos operacionais, seus gestores devem pensar em alternativas que não prejudiquem o funcionamento geral do negócio.


Vamos a um exemplo prático: uma loja acessórios tem boa clientela em sua cidade, porém não está atingindo todas as metas necessárias para aumentar o faturamento. Abrir uma filial não é uma opção, nem contratar novos funcionários ou expandir a loja física.


Logo, a alternativa mais viável para esse impasse é passar a fazer vendas através do WhatsApp.


Com isso, a loja pode aproveitar o próprio quadro de funcionários para fazer as vendas pelo aplicativo, sem precisar destinar novos gastos para a contratação de mais um funcionário para administrar apenas desse tipo de vendas.


Outra otimização de gastos é referente ao estoque da loja. Quando você vende pelo WhatsApp, você precisa ter um local para armazenar os produtos. No caso dessa loja de acessórios, o espaço físico será o mesmo, logo, não há necessidade de despesas com aluguel, luz, água e outros gastos para um estoque separado, pois será utilizado o da própria loja.


Além destas vantagens, quando você tem uma loja física combinada com o WhatsApp, não precisa fazer dois pagamentos de processos jurídicos e burocráticos, como emissão de notas fiscais, juros e impostos, pois você já terá tudo isso organizado para o primeiro empreendimento.


Tudo o que você precisa para vender pelo Whats

Um celular, um plano de internet e um vendedor competente, que saiba técnicas assertivas de conquista de cliente e vendas pelo WhatsApp.


Isso é tudo o que você precisa fazer para otimizar o seu investimento e reduzir os seus custos operacionais.


Aqui, no Blog do Beraldo, você encontra dicas indispensáveis para aprender tudo o que é necessário para fazer muitas conversões pelo app mais bombado do momento!

13 visualizações0 comentário