• Lincon Beraldo

Como Escolher os Melhores CRMs

Você sabe como escolher um CRM?


Todo empreendimento é baseado em relacionamentos, seja com consumidores, fornecedores ou parceiros.


E o sistema CRM é a ferramenta ideal para você manter um bom relacionamento com seus clientes, identificar ótimas oportunidades e aumentar a eficiência e produtividade de sua equipe comercial.


E hoje, vou te mostrar em poucas linhas como você pode escolher o CRM ideal para sua empresa!


Analise os Processos da sua Empresa


Antes de qualquer coisa, você deve fazer uma análise concisa de todos seus processos comerciais.


É necessário avaliar a estrutura interna da sua companhia para fazer a aquisição correta.


Faça as seguintes perguntas na hora de fazer esta análise:


  • Qual o porte da minha empresa?

  • Quantos funcionários eu tenho?

  • Como é o meu ciclo de vendas?

  • Quais as vantagens a ferramenta trará para o meu negócio?

  • Quais pontos eu quero/preciso melhorar nas minhas vendas?


Use este check list para compreender melhor qual a situação atual de sua empresa e, a partir das respostas, você já consegue ter um norte na hora de escolher um CRM.



O que um bom CRM precisa ter?


Quando você vai comprar um carro, com certeza ele precisa ter alguns itens básicos como direção hidráulica, um bom sistema de frenagem e um motor que seja razoavelmente econômico e potente, não é?


Pensando assim, existem algumas funcionalidades indispensáveis que todo CRM precisa ter, independente de seu preço ou até mesmo reconhecimento no mercado.


Veja algumas delas a seguir.


Fácil Implementação e Uso


De nada adianta você gastar uma grana considerável na compra de um CRM, se ele não consegue ser implementado, ou não possui uma interface amigável.


Atente-se principalmente para estes aspectos, antes de pensar apenas na quantidade de funcionalidades e outras ferramentas que ele possui.


Ao escolher um CRM, é bom também analisar a experiência que outras pessoas tiveram e se elas estão satisfeitas com os resultados até então.


Integração


Um bom CRM consegue ser integrado a diversas outras ferramentas úteis para um time comercial.


Ele deve oferecer integração com email, automação de marketing, ligações, redes sociais, entre outros elementos que facilitam o trabalho de seus colaboradores.


Assim, eles conseguem otimizar suas atividades, aumentando assim sua produtividade.


Personalização


Você com certeza precisa de um CRM que permite personalizar seu painel de controle, definindo a sua forma de analisar o desempenho das estratégias de vendas e as métricas utilizadas para esta avaliação.


Assim, um sistema personalizável poupará seu tempo aplicando filtros com os itens considerados mais importantes para você acompanhar, reunindo eles em um só lugar.


Armazenamento de Dados


Peter Drucker disse uma vez que “aquilo que não pode ser medido, não pode ser administrado”.


Da mesma forma, um sistema CRM precisa ter um armazenamento de dados robusto e confiável.


Estes dados serão imprescindíveis para que você consiga tomar decisões estratégicas mais assertivas, identificando possíveis gargalos no processo de vendas, por exemplo.


Relatórios


Seguindo ainda a linha de raciocínio sobre a importância dos dados, um bom CRM tem a opção de gerar relatórios customizados.


Através deles, você e outros líderes podem identificar onde estão as falhas e também as oportunidades para adequar seus produtos, serviços e entregas.


Prepare seu Time para Utilizar o CRM


Após escolher um sistema de relacionamento com cliente ideal para seu negócio, o próximo passo é treinar e incentivar seu time comercial a utilizá-lo.


Pode ser um desafio se esta for a primeira vez que estiver fazendo isso, mas os esforços valem e muito a pena.


É importante, inclusive, implementar em sua empresa uma “cultura de CRM”, em que todos os colaboradores, desde os que foram recentemente recrutados até os que têm mais tempo de casa, utilizem o sistema da melhor maneira possível.


Isto é uma das coisas que ensino e ajuda a implementar em empresas através da consultoria 50 em 5.


Ela é a forma mais rápida e eficiente para acelerar toda a estrutura do time comercial de sua empresa em apenas 5 dias, e com resultados incríveis.

Quer saber mais? Então clique aqui e conheça o método 50 em 5!


Texto: Caio Moretti

23 visualizações0 comentário