• Amanda Alves

Como atrair clientes para o seu negócio



Faz muito tempo que vender deixou de ser vender.


Como assim, Lincon? Tá doido?! Calma, eu vou te explicar direitinho:


É que vender deixou de ser simplesmente vender.


Esqueça apenas o "compre agora", "compre comigo" ou "olha essa oferta..". Isso ainda funciona sim, mas não converte nem 20% do total dos possíveis clientes.


E como achamos e vendemos para todos esses clientes? Através da melhor ferramenta do mundo: o marketing.


No post de hoje eu te apresento os conceitos de inbound e outbound marketing, a chave para prospecção e fechamento de clientes.


Aliás, você sabe a diferença entre eles e como utilizá-los para captação de leads através do WhstaApp? Vamos conferir abaixo!



Explicando o outbound marketing:



O outbound marketing é o marketing tradicional, com divulgação focada nos produtos e serviços que sua empresa oferece. Podemos dizer que o outbound é focado na prospecção ativa dos clientes que correspondem ao ICP.



O objetivo principal dessa estratégia de marketing é atrair clientes a partir de produtos de serviços, e não necessariamente despertar o interesse pela oferta de conteúdos relacionados ao nicho ou na marca e empresa. É o que chamamos de ir direto ao ponto, sabe? Eu tenho X e você precisa de X, então olhe aqui a oferta que preparei para você.




O outbound marketing é, normalmente, ligado aos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio e jornal. Um outdoor, um vídeo promocional no horário comercial da televisão, tudo isso é outbound marketing. Simples, efetivo e direto ao ponto.


Também encontramos estratégias de outbound na internet e redes sociais. Sabe quando você assiste um vídeo e é interrompido por um anúncio de um produto ou serviço? Então, é uma estratégia de outbound marketing nas redes sociais. Por depender da compra de espaço de mídia, o outbound costuma ter um preço mais alto para as empresas.


Mas nem tudo são novidades...


Uma estratégia mais barata de outbound, e que pode funcionar para negócios locais, é a panfletagem.


Uma forma bem antiga de divulgação e que, se bem feita, ainda rende resultados, não é?


O ideal é analisar o seu negócio, nicho e potenciais clientes para definir qual estratégia de outbound marketing utilizar. A única certeza é que ela não pode ficar de fora de jeito nenhum.



Explicando o inbound marketing


Inbound marketing, traduzido ao pé da letra, é o chamado marketing de entrada.


Ele não vai diretamente atrás do cliente. Não há compra de espaço de mídia (como rádios, TVS e anúncios), porém, a prospecção gera interesse por parte do lead.


Calma, eu vou simplificar!



O objetivo do inbound marketing é atrair e fidelizar clientes pela oferta de conteúdo que se relacionam com a sua empresa, marca, produtos e serviços.


É aquela página do Instagram com conteúdos úteis para a o seu cliente, é aqueles cortes de podcast, dicas rápidas, manuais. É tudo o que for produzido e que ensine/eduque/ajude a audiência (seus clientes se tornam audiência).



Conteúdo de qualidade é o que faz a diferença no inbound marketing. Você precisa conhecer o seu público para saber que conteúdo ele procura, precisa ou deseja consumir.



Para entender o conceito de inbound marketing lembre-se do funil de vendas. As estratégias de inbound marketing vão atrair leads para o topo do funil. Se o lead encontrar o conteúdo que procura, vai avançar no funil, entrar em contato com a sua equipe e pode fechar negócio.




O inbound marketing está normalmente associado a redes sociais e blogs. Este blog, por exemplo, é uma estratégia de inbound marketing. Use técnicas de SEO para melhorar o ranking de seu blog nos mecanismos de busca. Você também pode usar landing pages e e-mail marketing para aperfeiçoar ainda mais o trabalho.


Vamos ao veredito! Qual é a melhor estratégia para o seu negócio?


É importante lembrarmos que uma estratégia não anula a outra, portanto, a melhor estratégia é, sem dúvida, usar o inbound e o outbound em conjunto. Sim, usar ambos!


A mistura de prospecção ativa e ofertas, junto com a disponibilidade de conteúdo efetivo/gratuito e geração de valor são a chave para atrair os clientes certos e fidelizá-los dentro do negócio, aumentando assim o LTV e os lucros conforme o tempo.


Por fim, crie e alinhe campanhas para diferentes mídias, pense em conteúdos de inbound para atrair leads e vá atrás de clientes com o outbound, sempre com o pensamento de atrair e cativar clientes. E claro, se precisar de suporte para estruturação desses dois canais na sua empresa, conte com a gente!


Quer saber como usar o Whatsapp para alavancar a sua empresa? Clique aqui e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.



Texto: Raphael Ramos

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo