• Lincon Beraldo

Como as APIs fazem a diferença no atendimento por WhatsApp?



A versão Business é uma solução incrível criada pelo WhatsApp para atender micro e pequenos empreendedores. Além de facilitar os processos de compra e venda, permite que as automações otimizem o tempo de atendimento e também possibilita a criação e organização do funil de vendas de cada empresa.


No entanto, as médias e grandes empresas sentiram algumas limitações na hora de usufruir da versão simples da nova plataforma. Por mais que as atualizações permitissem automatizar uma parte do processo, nem sempre era possível dar conta do grande fluxo de mensagens. Para suprir essa necessidade, surgiu o WhatsApp Business API, integrando outras funções ao aplicativo e possibilitando o atendimento em massa.


O que é uma API?


Por definição, API significa Application Program Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. Em suma, é a automação do WhatsApp através do uso de chatbots, tornando as conversas com os clientes mais eficientes e, consequentemente, melhorando a satisfação com o atendimento. Afinal, além de um atendimento de excelência, a API também permite que o atendimento seja instantâneo, que é um dos pontos principais de uso do WhatsApp. Além da melhoria no atendimento, a API também permite a análise de desempenho através de relatórios do canal.


Por que o uso do WhatsApp API é tão vantajoso?

Uma grande vantagem do uso desse formato é a escalabilidade - possibilidade da sua empresa crescer exponencialmente sem ter custos tão elevados, graças à possibilidade de fornecer atendimento instantâneo e confiável 24 horas por dia, sem limitação de quantidade de atendimento e sem a necessidade do apoio de operadores humanos. Melhorar a experiência do cliente através do atendimento da sua empresa é uma das formas mais eficazes de fidelizá-lo e fazê-lo fechar negócio com você mais vezes. Quem não gosta de atendimento imediato que tira dúvidas e está sempre disponível, não é mesmo?


O WhatsApp API também permite a configuração de envio de notificações e lembretes, fazendo com que seu cliente continue engajado no processo de compra.


Fazendo WhatsApp Marketing com a API

A ferramenta API do WhatsApp pode ser muito útil para distribuir campanhas estratégicas de marketing para os clientes de qualquer etapa do funil de vendas. Com os chatbots, cada mensagem específica será enviada para os contatos certos com o tipo de conteúdo que eles estão buscando neste momento da jornada. Por isso é muito importante entender cada etapa do funil da sua empresa para criar conteúdos de relevância para todos os seus leads, sem ser invasivo ou inconveniente.


Lembre-se: oferecer os conteúdos certos pode incentivar seu cliente a passar para a próxima etapa do funil, em direção à conversão! Pense de forma estratégica.





O WhatsApp Business API é mais uma automação incrível do WhatsApp Business, que transforma o aplicativo em uma máquina de vendas e prova que qualquer empresa pode fazer negócios sólidos através da plataforma. O que parece apenas ser uma rede social de conversas se transforma em uma inovação imperdível do mundo de negócios e uma das ferramentas mais certeiras para transformar sua empresa em uma autoridade.


Não perca tempo e conheça o treinamento WhatsApp Lucrativo, completo para você e para o seu time alavancarem as vendas e lucrarem cada dia mais!


44 visualizações0 comentário