• Lincon Beraldo

Case de Sucesso: Avacy

Será que é possível trazer uma cultura de vendas mais robusta e moderna, mesmo em um negócio que está a décadas atuando no mercado?


Pode parecer desafiador pensar nisso, mas muitas empresas que reconhecem a importância de se adaptar às mudanças não são mais uma opção.


E aquelas que entendem esta necessidade e investem em transformar seu time comercial são as que continuarão trazendo valor para seus clientes, tanto os que já são fidelizados a muitos anos, quanto os novos.


Hoje, trago a você um case de sucesso da Consultoria 50 em 5, onde tive o prazer de ajudar uma empresa que possui estas características, e que está hoje experimentando incríveis resultados com essa transformação.





Conheça a Empresa


A Avacy é uma distribuidora e comércio de calçados que está em atividade há muito tempo, se tornando uma empresa bem conhecida no meio.


Foi fundada em Janeiro de 1969, e comemorou seu 26º aniversário inaugurando sua sede própria no Brás, o famoso bairro de São Paulo por receber milhões de consumidores em busca de roupas e calçados com um bom custo benefício.


A missão da Avacy é “oferecer produtos e serviços que agreguem valor em termos de preço e qualidade, que sejam seguros em sua utilização e também proporcionar aos nossos clientes informações completas, claras e precisas sobre nossos produtos e serviços”.


O Desafio


Por estar a muitos anos no mercado, alguns vendedores já estavam se sentindo acomodados com sua carteira de clientes.


Seu modelo de negócios é baseado nas vendas por atacado, e como alguns contratos eram longos e que pagavam boas comissões, muitos estavam confortáveis com esta situação.


Além disso, os vendedores também perdiam tempo fazendo outras funções que não eram de vendas, muito por conta desta zona de conforto criada ao longo do tempo.

Não existia também uma cultura de CRM, e isso também poderia trazer mais desafios a longo prazo visto que não existia uma inteligência de dados confiável para ajudar na evolução do processo comercial.


Em outras palavras: era necessário uma transformação para que o time de vendas da Avacy ganhasse mais excelência, aliada a sua enorme experiência que adquiriu durante seus anos atuando no mercado.


A Estratégia


O foco principal do 50 em 5 foi acender a fagulha que eles precisavam para criar uma excelente cultura de vendas.


Criamos squads com líderes em cada time para que cada um deles pudesse implementar uma cultura de CRM e assim, melhorar o desempenho do time.


Treinamos também todos os membros do time de vendas para utilizar o Pipedrive, que foi o sistema CRM escolhido pela Avacy.


E é claro que, além disso, focamos também na maturação de outros elementos cruciais que compõe um time comercial de sucesso, como:


  • Criação de playbook de vendas;

  • Estruturação da jornada;

  • Atividades e motivos de perda.


E conforme os dias foram passando, os impactos positivos do 50 em 5 ficaram cada vez mais evidentes.


Os Resultados


Com essa nova estrutura desenvolvida nos 5 dias que estive na Avacy, os vendedores já mudaram toda sua mentalidade, e começaram a trabalhar naquilo que realmente importa: vendas.


Foi possível também ver que os líderes se sentiram mais empoderados, motivando todos os que fazem parte do time a buscar a excelência em suas atividades.


Isso também acionou em cada um deles um espírito de competitividade saudável, que no longo prazo pode ser traduzido em mais oportunidades de crescimento tanto da equipe de vendas, quanto da empresa como um todo.


E falando nisso, agora eles possuem uma maior inteligência de negócio por utilizarem o sistema CRM, baseando-se em dados para avaliar seu desempenho e encontrar pontos de melhorias e até mesmo, evoluir ainda mais todo o processo de vendas.


Para mim, foi um grande prazer e uma incrível experiência ajudar a Avacy com o 50 em 5, ajudando a empresa a transformar seu setor comercial.


Não importa se sua empresa está a pouco tempo atuando no mercado, ou se está a muitos anos em atividade.


A Consultoria 50 em 5 pode ser o que seu negócio precisa para evoluir em tempo recorde e alcançar a excelência em vendas.


Quer saber mais? Então clique aqui e conheça!

11 visualizações0 comentário